Hemonúcleo – Ação no próximo sábado, 6, incentiva doação de sangue

A Prefeitura é parceira do Hemonúcleo de Piracicaba em ação especial para incentivar a doação de sangue com o objetivo de garantir o equilíbrio do estoque regulador. Com o slogan É muito Amor na Veia, a campanha, que também tem a participação da Associação #EuToNaFé, acontecerá no sábado, 6. Para doar, os interessados devem ir até o Hemonúcleo, que fica na Santa Casa, das 7h às 12h. É necessário fazer o pré-agendamento por meio do site https://agendamento.hemocentro.unicamp.br/. O estacionamento é gratuito para os doadores.

Segundo Luciana Sacheto Bueno, assistente social do Hemonúcleo, o estoque de sangue está em nível de alerta e todos os tipos sanguíneos são importantes neste momento, especialmente dos tipos AB-, A+, A-, B-, O+ e O-. “Nossa meta para permanecermos com o estoque adequado é de 250 bolsas semanalmente. Na primeira semana do mês de abril foram 144, na segunda, 224, e na semana passada, apenas 131. Apesar de bom, o número está abaixo do necessário, por isso pedimos a colaboração e a solidariedade de todos”, disse.

Doar é uma atitude de educação, amor e cidadania. Ao realizar uma doação de sangue, você está ajudando pelo menos três pacientes que necessitam de transfusão. A doação, respeitando os critérios técnicos, não acarreta nenhum risco para o doador e todo processo para a doação, que inclui cadastro, pré-triagem, triagem e coleta, leva menos de 80 minutos”, explica.

A consultora ótica Viviane Schiavinatto, 45, é doadora há seis anos e toda vez sente-se emocionada ao fazer a doação. “É um ato solidário. Fico emocionada, pois sei que meu sangue pode ajudar outras pessoas e isso faz a diferença, pode salvar vidas. Comecei a ser doadora quando meu pai ficou doente e precisou de tratamento em São Paulo. Depois disso, sou frequente doadora de sangue, além de ser doadora de órgãos e de medula. Por isso, quem puder participe, vale a pena”, convidou.

Para Filemon Silvano, secretário de Saúde, participar desta ação é uma forma de colaborar com o atendimento de saúde prestado pelos hospitais da cidade. “Vem em uma boa hora, principalmente pela questão da pandemia da Covid-19 que reduziu o número de doações. O Hemonúcleo faz um trabalho excelente na cidade e precisa de todo o apoio possível, por isso convidamos os piracicabanos a participar desta ação. É um ato solidário que salva vidas. Participe”, convida.

REQUISITOS – Entre os requisitos básicos para ser um doador de sangue estão: Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos precisam de autorização formal e presencial do responsável legal); levar documento com foto e comprovante de endereço; pesar, no mínimo, 50 quilos; não estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos e, após o almoço, aguardar 3 horas; estar descansado, e ter tido uma boa noite de sono; não fumar até 2 horas antes e 2 horas depois da doação.

Não pode fazer a doação pessoas que estão com gripe, resfriado ou infecção acompanhada de febre; ter sífilis (cancro), malária (maleita) ou doença de chagas; for alcoólatra crônico, ou que tenha ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas; tiver sido exposto a situações de risco para doenças sexualmente transmissíveis; história atual ou pregressa de uso de drogas injetáveis ilícitas; tenha contraído Hepatite após os 11 anos de idade; tenha realizado endoscopia há menos de 6 meses; esteja grávida, em período de até 3 meses pós-parto ou se estiver amamentando.

 

O Hemonúcleo de Piracicaba fica na Santa Casa de Misericórdia, à na avenida Independência, 953, Bairro Alto. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h, e uma vez por mês no sábado. Para acompanhar a programação basta seguir a unidade nas redes sociais pelo @hemonucleodepiracicaba. Mais informações e esclarecimentos pelo telefone (19) 3422-2019 (WhatsApp).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima