Agricultura – Sema visita produtores de água participantes do PSA

Sitio da familia Polizel fica no bairro Serrote. CRÉDITO: Thais Passos/Sema

A secretária da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), Nancy Thame, visitou, na manhã de terça-feira, 25, a propriedade do produtor Pedro Polizel, participante do programa PSA (Pagamento por Serviços Ambientais), no bairro Serrote.

A propriedade de 56 alqueires é dividida entre os seis irmãos, herdada do bisavô, imigrante da Itália. A família já plantou café, algodão, banana e outros alimentos, e atualmente trabalha principalmente com plantações de cana-de-açúcar, eucalipto e com criação de gado.

Participante do PSA desde 2018, quando o programa teve início, Pedro Polizel já utilizou o dinheiro recebido por meio do programa para realizar diversas melhorias no sítio, como o investimento em cercas, construção de uma barragem de água, aterramento do solo, aprimoramento do encanamento de esgoto e a compra de um biodigestor de 600 litros de capacidade.

A área possui cerca de 11 hectares de APP (Área de Preservação Permanente) e está localizada entre as microbacias dos Marins e Congonhal, consideradas prioritárias no abastecimento de água de Piracicaba. A propriedade também foi uma das 11 contempladas com a restauração ecológica oferecida pelo PSA em 2022, por meio de recursos da Agência das Bacias PCJ, que fez o reflorestamento de 21 hectares em áreas de APPs, somando 35 mil mudas de árvores nativas plantadas.

Neste ano, Polizel está se inscrevendo novamente no programa, que está com inscrições abertas até essa sexta-feira, 28/04. O PSA consiste em um sistema de remuneração aos produtores rurais que desenvolvem práticas sustentáveis para preservação de rios e nascentes em suas propriedades. Desde a primeira edição, o programa já recebeu 73 inscrições e pagou cerca de R$ 360 mil aos produtores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima