Sesi-SP – Entre Malungos apresenta o show Semba – a matriz africana do samba

No show, o grupo relata, através de suas canções, fatos, crônicas e uma movimentação litúrgica que dá o tom ao samba de linguagem banto e iorubá

 

O grupo Entre Malungos apresenta neste sábado, 29, às 20h, no Sesi Piracicaba, o espetáculo “Semba – a matriz africana do samba”. O projeto faz parte da série de Música SESI-SP e tem como objetivo mostrar a influência africana no samba e na cultura brasileira. O ingresso é gratuito e deve ser reservado pelo site do Sesi, no sistema Meu Sesi.

No show, o grupo relata, através de suas canções, fatos, crônicas e uma movimentação litúrgica que dá o tom ao samba de linguagem banto e iorubá. Fruto de uma profunda pesquisa sobre o semba, dança angolana, o grupo apresenta canções que enfatizam o significado de brincar, cabriolar, sambar (orar/rezar) ora de forma lúdica e ora como literatura negra, valorizando a riqueza da cultura africana e denunciando ao racismo.

Em um espetáculo dançante, com a presença das sambadeiras Vanessa Soares e Camila Rocha, o show é definido pelos artistas como um passeio “sambístico afro-brasileiro” com conteúdo sócio-cultural e educativo, já que a dramaturgia musical do espetáculo navega por boa parte da história do Samba e suas matrizes africanas, fincando seus pés e adentrando com suas pluralidades em várias partes do Brasil.

Entre os ritmos e linguagens que serão apresentados no espetáculo estão sambada de coco, capoeira, samba-enredo, ijexá, afoxé, jongo, batuque de umbigada, samba de roda da Bahia, partido alto e ciranda.

O grupo Entre Malungos foi idealizado por Claudio Silva em 2017, em Sorocaba (SP) e é formado por artistas, pesquisadores e educadores com o intuito de levar a cultura de matriz africana nas escolas, através do samba, da corporeidade e da dança. O repertório é autoral e a instrumentação fiel aos estilos apresentados.

Além de Claudio Silva (voz) e as sambadeiras Vanessa Soares e Camila Rocha, o grupo é formado por Letícia Nunes (voz), Agricio Costa (voz e violão 7 cordas), João Fernandes (voz e violão), Manu Neto (percussão), Michel Luiz (percussão) Fábio Serra (percussão), Filipão do Cavaco (cavaquinho).

 

SERVIÇO – Grupo Entre Malungos apresenta o show “Semba – a matriz africana do samba”. Sábado, 29, às 20h. Local: Sesi Piracicaba. Ingressos: Gratuitos com reserva pelo sistema Meu Sesi (https://abre.ai/f6qD)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima