Reunião Ordinária – Aumento da extrema pobreza na cidade é questionado na Câmara

Requerimento 320/2023, do vereador Gustavo Pompeo (Avante), foi aprovado na segunda-feira (24), durante a 22ª Reunião Ordinária

 

 

A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou o requerimento 320/2023, do vereador Gustavo Pompeo (Avante), que pede informações ao Executivo sobre o aumento de pessoas em extrema pobreza e em situação de rua no Município. A votação aconteceu na segunda-feira (24), durante a 22ª Reunião Ordinária, e gerou uma discussão em torno da realização de políticas públicas para o atendimento desta população.

“Os indicadores nos trazem bastante preocupação”, aponta Gustavo Pompeo. Ele lembra que o assunto foi notícia na imprensa, no último dia 16, em que um levantamento aponta que quase 45 mil pessoas estão na extrema pobreza e em situação de rua na cidade. “Estamos falando de quase 10% da população”, disse, ao cobrar ações para realizar uma política pública para assistência.

A vereadora Rai de Almeida (PT) também discutiu o requerimento. Ela lembrou que, em 2021, um Censo realizado em parceria com o Crami (Centro Regional de Registros e Atenção aos Maus Tratos na Infância de Piracicaba) apontou que, na época, havia 234 pessoas em situação de rua em Piracicaba, “das quais 198 responderam ao questionário completo”, relata. “Esse número pode ter aumentado, já que a pobreza aumentou consideravelmente no município”, acrescenta a parlamentar.

Ela também cobrou política pública para atendimento desta população. “Em 2021, a Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) fechou o albergue que atendia os ‘trecheiros’ e agora encaminha essa população para casa das pessoas em situação de rua”, aponta Rai de Almeida. “Os ‘trecheiros’ ocupam espaço que era para as pessoas em situação de rua”, acrescentou.

O vereador Pedro Kawai (PSDB) destaca que o requerimento é uma busca de posições oficiais dos órgãos competentes. “Isso mostra a preocupação desta Casa com as pessoas em situação de vulnerabilidade”, acrescenta. “Esse governo vem na contramão do atendimento social em várias situações”, argumenta.

Requerimento – A propositura aprovada na Câmara solicita da Prefeitura estudo realizado pela secretaria responsável a fim de fazer censo populacional com as pessoas em situação de rua, quantas pessoas são atendidas pelo Centro POP, assim como pede medidas para acolhimento desta população principalmente agora nos meses de junho e julho, que são mais frios, dentre outras informações.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima