O Cemitério da Saudade abriga túmulos e mausoléus históricos e bem cuidados, mas infelizmente também conta com centenas de túmulos em completo abandono. Essa situação, além causar um impacto negativo aos visitantes do cemitério, pode gerar problemas para as famílias que moram no entorno, já que o túmulo abandonado serve de local para proliferação de bichos peçonhentos.
Para por fim a este problema a Prefeitura de São Pedro está atualizando os cadastros dos concessionários. A medida visa identificar os responsáveis pelos mais de 3.400 jazigos existentes no local, sendo que ao menos 700 encontram-se em situação de abandono. Recentemente o cemitério passou por melhorias na segurança e hoje conta com câmeras de monitoramento e muro mais elevado.
A área interna do cemitério foi dividida por setores e todas as ruas ganharam nomes, agora, o jazigo poderá ser identificado e localizado com facilidade. A administração municipal também está promovendo o cadastramento digital dos túmulos e de todas as pessoas sepultadas.
RECADASTRAMENTO É OBRIGATÓRIO – Quem não fizer o recadastramento poderá perder a concessão do jazigo que voltará a ficar disponível para outras famílias. A iniciativa é positiva, primeiro para acabar com essa situação de abandono de alguns túmulos, além de promover um maior controle de túmulos, sepultamentos, identificação dos responsáveis e consequentemente a manutenção das sepulturas.
O prazo para o recadastramento obrigatório vai até fevereiro de 2024 e está amparado pelos Decretos 6.375 de 16 de março de 2017 e 7.705 de 8 de fevereiro de 2023. Mais informações pelo telefone/whatsapp do Cemitério da Saudade: (19)3481-9274.