Caldeirão Político

CLIMA – I
Ontem, 18, o vereador Gilmar Rotta, ex-presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, deu ao Canal de Piracicaba — apresentado pelo radialista Marcelo Sanchez, Programa Em Foco — e comentou, levemente, o clima de “impedimento” que há no prédio do Legislativo. Será votado em breve um pedido contra o prefeito Luciano Almeida. “Falta diálogo”, afirmou Rotta, que informa que a primeira votação é se recebe ou não o pedido e, depois, virá a devida Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

 

CLIMA – II
No Programa Em Foco, gravado e vai ao ar até sexta-feira (21), Gilmar lamentou que o prefeito Luciano Almeida não tenha conseguido, nesses mais de dois anos de administração, manter uma harmonia entre os vereadores que representam o povo. “São secretários técnicos e não há políticos na atual administração”, comentou, ao responder a perguntas dos jornalistas Edirley Rodrigues e Evaldo Vicente, convidados para a entrevista.

 

“CASSAR”
Por outro lado, em nota divulgada ontem, 18, o vereador Cássio Fala Pira (PL) garantiu que, no seu partido, o Partido Liberal, é certo que o prefeito Luciano Almeida (sem partido) não vai entrar. “A vontade em cassar o atual prefeito está em pauta e, por esses dias, vai aumentar o rumo à cassação do seu mandato”, escreveu.

 

PROPOSTA – I
Em cem dias da nova gestão no Estado de São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) ainda não apresentou proposta ou data para o reajuste salarial dos policiais civis, com direito à efetiva valorização da instituição — um dos compromissos de campanha firmado com o Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp).

 

PROPOSTA – II
A Presidência do Sindpesp, inclusive, teme que se confirmem informações quanto à aplicação de um aumento maior para a Polícia Militar em detrimento da Polícia Civil, caso o benefício, de fato, seja concedido. O ideal, segundo o sindicato, é que o reajuste seja “equânime e justo” entre as forças de segurança.

 

PIRA CIDADÃO – I
Os vereadores Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, e Laércio Trevisan Jr. (PL) são os autores do requerimento 287/2023, aprovado segunda-feira (17), e que questiona os gastos para impressão do cartão Pira Cidadão. “Isso é marca política e quem paga a conta é a população”, disse Fala Pira.

 

PIRA CIDADÃO – II
“Temos o cartão do SUS para os serviços em Piracicaba, aí cria o cartão Pira Cidadão com que custo; se você está fora da cidade, você precisa usar o SUS”, também questionou Trevisan Jr. “Vamos verificar se não será banco de dados para futuras campanhas”, acrescentou.

 

TRANSGRESSÕES – I
A Câmara aprovou comissão de estudos “com a finalidade de avaliar transgressão relacionada a infrações políticas e administrativas do agente público municipal – prefeito municipal de Piracicaba”. De autoria de Laércio Trevisan Jr. (PL), a propositura foi aprova por 11 votos a 10.

 

TRANSGRESSÕES – II
O projeto de resolução, em seu artigo 1º, traz que a comissão terá a “finalidade de avaliar o descumprimento com respostas evasivas de pedido de informações e cópias de documentos, como também, omitir-se de obrigações inerentes ao cargo de prefeito, negligenciar na defesa de bens, direitos ou interesse do município, os quais são sujeitos a administração da Prefeitura”.

 

TRANSGRESSÕES – III
Com a aprovação, o Legislativo passará agora a contar com duas comissões de estudos sobre as ações do chefe do Executivo, já que vigora na Casa, desde de 20 de março, a Resolução 2/23, que avalia eventual “descumprimento do orçamento municipal por parte do Sr. prefeito municipal de Piracicaba”.

 

‘É O MOMENTO’ – I
O presidente do Legislativo, Wagner de Oliveira (Cidadania), o Wagnão, disse que “chegou o momento” de a Mesa Diretora apresentar o projeto de lei que eleva o subsídio do prefeito para, com isso, aumentar o teto salarial do funcionalismo público, limitado em R$ 15.500 desde 1º de janeiro de 2013.

 

‘É O MOMENTO’ – II
“Chegou o momento, sim. Faltava coragem para alguém fazer isso e eu, dentro da lei, não tenho medo nenhum de fazer. Posso até não ser reeleito na outra gestão, mas vou deixar tudo prontinho para que a população esteja com os médicos com esse salário, proporcionando benefícios para a cidade”, disse.

 

‘É O MOMENTO’ – III
Constitucionalmente, cabe à Mesa Diretora apresentar a proposta que, a partir da legislatura seguinte, reajusta o subsídio pago ao prefeito; ou seja, o aumento, mesmo se aprovado este ano, só valerá a partir de 2025. Mas os efeitos da medida para a valorização das carreiras do funcionalismo, salientou Wagnão, já devem aparecer imediatamente.

 

‘É O MOMENTO’ – IV
“A hora em que houver um concurso, teremos inúmeros médicos que poderão prestar sabendo que em 2025 vão estar ganhando um salário que pelo menos dê melhores condições para eles. O último concurso teve seis inscritos: três passaram, dois pediram a conta e o último já pediu também”, comparou.

 

PALESTRA NA APCD

O professor Noedi Monteiro será o palestrante nesta sexta-feira (21), às 9h, na Associação Paulista dos Cirurgiões-Dentistas (APCD-Piracicaba), em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, alferes da cavalaria do império brasileiro, conhecido por Tiradentes. A4

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima