Piracicaba é uma das 20 cidades do interior paulista contemplada com a 6° Mostra Livre de Cinema, festival internacional da sétima arte com programação diversa, para promover acessibilidade, fruição de conteúdo audiovisual, formação de público, promoção de conhecimento e fomento de cinema fora do eixo das grandes capitais brasileiras. A programação começa segunda-feira, 17/04, na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, com sessões às 13h, 15h e 19h30. A entrada é gratuita.
A mostra, que também acontece na Biblioteca nos dias 18, 19, 20, 21, 24, 25, 26 e 27/04, é realizada pela Frame 7 Cinema com apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria da Ação Cultural).
A primeira sessão nesta segunda, às 13h, é a Mostra Acessibilidade, que receberá usuários da Caphiv, com a exibição dos curtas Bootees (Estados Unidos), Aroma Cue (Reino Unido) e os brasileiros Tuas Mãos e Anantara.
Às 15h acontece a Mostra Acessibilidade, que convidou usuários da Avistar Piracicaba e a CPC Americana (Centro de Promoção a cidadania da pessoa com deficiência visual). Serão exibidos os mesmos filmes da primeira sessão da segunda, 17/04.
Já às 19h30 acontece a primeira exibição dos filmes da Competitiva Internacional, com as produções Yarik the Rascal (Ucrânia) e Pocos, Buenos y Seguros (Espanha). As exibições da competitiva internacional, que também segue na Biblioteca até o dia 27/04, são sempre um curta e um longa-metragem.
A mostra ainda conta com o Creative Film Finance Forum – Fórum de Negócios Audiovisuais, Mercado e Internet, que acontece nos dias 28 e 29/04 de forma online: https://www.cf3.live. Para o cineasta piracicabano Beto Oliveira, o produtor local, explica como foi montada a programação desta edição em Piracicaba.
O fórum é um evento voltado ao mercado audiovisual, de cinema, televisão, internet e novas mídias. Tem o objetivo de descentralizar negócios e informações sobre o setor audiovisual. Com a intenção de fomentar parcerias, coproduções e negócios entre pequenas empresas do interior do estado de São Paulo.
“A programação foi montada para criar espaços de discussão sobre a indústria cultural no interior. As atividades são pensadas para que profissionais independentes, empresas, associações e representantes governamentais da área da economia criativa possam estabelecer diálogos que contribuam para o desenvolvimento do mercado”.
O encerramento será com a Mostra Cinema Interior no dia 29/04, às 14h, no Teatro Municipal Erotides de Campos, o Teatro do Engenho. Confira a programação completa de todos os filmes e debates aqui: https://www.mostralivre.com.br/programacao.
SERVIÇO – 6° Mostra Livre de Cinema. De segunda-feira, 17, a 27/04, na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto. Sessões às 13h, 15h e 19h30 no Anfiteatro. Livre. Entrada gratuita. Na rua Saldanha Marinho, 333. Mais informações: (19) 3433-3674.