Escolas – Prefeitura adota medidas para proteger todos alunos

Prefeito Alcides convocou reunião com os diferentes setores. Crédito: Divulgação

             Devido aos acontecimentos recentes nas escolas de todo o país e os boatos que estão circulando em diversas cidades sobre a possibilidade de um novo ataque, a Prefeitura de Laranjal Paulista decidiu intensificar as medidas de segurança em todas as instituições de ensino.

Na última semana, o prefeito Dr. Alcides de Moura Campos Junior convocou uma reunião com as autoridades de diferentes setores e analisou as iniciativas necessárias. Para ele, ainda que não haja indício de risco aparente no município, a medida é indispensável. “Mais do que solidariedade às vítimas e às famílias, precisamos de ação. Não mediremos esforços para oferecer tranquilidade para estudantes, pais e professores. Afinal, não há nada tão importante quanto a vida de uma criança,” afirmou.

Um protocolo com orientações quanto aos procedimentos necessários foi elaborado, juntamente com a capacitação dos profissionais de educação para lidar com casos de violência e prevenir que elas ocorram. O patrulhamento ostensivo da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal também foi ampliado, bem como o controle de acesso nas unidades e a contratação de agentes especializados. A instalação do botão de pânico, que oferece comunicação direta dos gestores às equipes da GCM e PM, foi outra providência fundamental. A administração ainda disponibilizou psicólogos e assistentes sociais para acompanhar o dia a dia escolar e auxílio da Justiça Restaurativa para evitar e mediar conflitos. Um ciclo de palestras e treinamentos, direcionados aos alunos também está sendo planejado, assim como a ampliação da rede de câmeras de monitoramento inteligente, que chegará em todas as escolas, e a aquisição de concertinas e detectores de metais.

A população deve ajudar denunciando qualquer suspeita de ameaça, através de canais de denúncia, como o 190 e 199. Além disso, a família pode fazer parte desta causa prestando atenção nas atitudes das crianças, a fim de detectar possíveis problemas e orientando-os sobre como se comportar no ambiente de ensino e na internet. A supervisão de celulares, computadores e mochilas é outra atitude essencial para identificar situações de perigo.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima