Uma das funções do corregedor é promover a manutenção do decoro, da ordem e da disciplina no âmbito do Parlamento Paulista
Alex Madureira (PL/SP) foi eleito corregedor da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). A eleição aconteceu na noite desta terça-feira (4) e o deputado estadual venceu por unanimidade de votos, ou veja, foi referendado pelos outros 93 parlamentares, incluindo os líderes partidários desta legislatura.
“É um novo desafio, que recebo com muita alegria e gratidão. Ser eleito por unanimidade de votos representa reconhecimento da nossa conduta, caráter e do trabalho que realizamos na Casa nestes últimos anos. Honrarei o voto de confiança com muito trabalho”, afirmou o parlamentar.
Eleito para biênio 2023-2025, compete ao corregedor parlamentar promover a manutenção do decoro, da ordem e da disciplina no âmbito da Assembleia Legislativa; dar cumprimento às determinações da Mesa, referentes à segurança interna e externa da Casa; fazer sindicância sobre denúncias de ilícitos no âmbito da Assembleia Legislativa envolvendo deputadas e deputados, entre outas responsabilidades.
“Fiquei muito honrado pela conquista da nova função e estou ciente da responsabilidade do cargo, principalmente neste momento de divisão do país em que embates ideológicos que, às vezes, levam à extrapolação do decoro parlamentar”, afirmou Alex Madureira.
O cargo tem duração de dois anos e uma das principais atribuições do corregedor será analisar e apurar eventuais abusos promovidos por deputados estaduais e mau uso da máquina pública. Para tanto, Alex Madureira contará com o apoio do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, responsável pela análise e julgamento da sindicância apurada.
“Como corregedor tenho assento e direito a voto no C nselho de Ética, que é o âmbito em que apuramos as denúncias recebidas e participamos do processo de julgamento do caso na Assembleia Legislativa”, explicou o deputado.