Cem anos do Banco do Brasil em Piracicaba

Funcionários do Banco do Brasil, em julho de 1.973

Chico França

 

O Banco do Brasil, em 2023, comemora 215 anos de fundação e sua Agência em Piracicaba, no dia 16 de julho próximo, celebra seu 100º aniversário de instalação neste município. Pode-se afirmar que a Agência Piracicaba caminhou durante a metade da existência junto ao Banco.

Atualmente o Banco do Brasil possui diversas Agências em Piracicaba, com um grande corpo de funcionários e milhares de clientes, todavia, queremos destacar o seu núcleo inicial: a ora denominada Agência Centro, instalada à Praça José Bonifácio, 945, em edifício projetado em 1970, projeto esse que passou por modificações, tendo sido inaugurado em 1978 e que, hoje, abriga a agência inicial (a famosa 0056-6), bem como outros departamentos administrativos do Banco.

Tivemos a oportunidade de, em 1973, participar do 50º aniversário da Agência, motivo de grande destaque na mídia piracicabana, embora, o atual prédio ainda estivesse em fase de construção, o que obrigava a Agência a dividir seus setores e funcionários em 4 endereços: na rua Morais Barros, na rua Governador Pedro de Toledo, na rua Boa Morte e na rua Prudente de Morais.

Podemos reafirmar, como há 50 anos passados, a contribuição do Banco do Brasil para com a cidade de Piracicaba, através do estímulo às suas indústrias, comércio e lavoura (sendo financiador de pequenos, médios e grandes produtores rurais, cooperativa de crédito agrícola, notadamente com a implantação do Programa Proálcool, a partir de 1974), e um grande financiamento para a Prefeitura Municipal, destinado a obras viárias de acesso à cidade.

Nas décadas seguintes, grandes transformações foram se apresentando com novos planos governamentais, instalação de tecnologia avançada, novos produtos bancários, mudanças estruturais.

Não poderíamos deixar de citar que, em 100 anos, diversas gerações de funcionários e funcionárias trabalharam e trabalham na Agência, todos com sua história de vida, vinculados funcional e afetivamente ao Banco do Brasil, onde durante muito tempo, entre nós, era usado o termo amistoso “colega”.

Passou-se o tempo, nossa geração de “colegas” está aposentada, porém outras gerações vieram e virão.

Estamos certos de que a Administração do Banco do Brasil e da Agência Piracicaba não deixarão passar em branco esta oportunidade para comemorar condignamente o Centenário da 0056-6.

______

Chico França, aposentado do Banco do Brasil

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima