No último dia 10 de março, foram divulgados os grandes vencedores do Festival Brasileiro de Cervejas de 2020, o evento aconteceu em Blumenau e bateu recorde de participantes com mais de 600 cervejarias inscritas, somando mais de 3 mil rótulos. Nesta edição da competição, que é considerada um dos principais concursos cervejeiros do mundo, duas cervejarias piracicabanas foram premiadas, A Tutta Birra e Leuven.
Pelo segundo ano, a grande campeã do estilo European-Style Dark Lager foi a Vicolo, da cervejaria A Tutta Birra. Essa dark lager com cacau já havia conquistado a medalha de outro no mesmo festival em 2018.
Já a Cerveja Leuven conquistou duas medalhas de bronze nos estilos Belgian-Style Quadrupel e Scotch Ale or Wee Heavy, as premiadas foram as Dark Wolf Quadrupel e Wee Heavy Queen, respectivamente. “O concurso foi disputadíssimo, pois as cervejarias brasileiras vêm melhorando ano após ano. Portanto, conquistar duas medalhas foi sensacional, pois isso renova nosso ânimo e nos traz uma enorme responsabilidade para continuar melhorando cada vez mais”, afirmou Karin de Moraes Barreira, sócia proprietária Cervejaria Leuven.
Ao todo, participaram 634 cervejarias, concorrendo em 124 categorias, com mais de três mil rótulos. Sendo assim, o Concurso Brasileiro de Cervejas é o maior do Brasil e o terceiro do mundo. Sommelier de cervejas e um dos jurados desta edição do concurso, Paulo Bettiol afirmou que Festival Brasileiro de Blumenau é o grande concurso brasileiro de cervejas. “Todo concurso que existe pelo mundo é de extrema importância, mas esse é o nosso concurso e é nacional, temos que valoriza-lo”, disse o também gerente comercial da Cerveja St. Patrick’s.
Sobre a qualidade do que encontrou, o sommelier afirmou que a maioria das cervejas avaliadas eram muito boas e encontrou poucas com alguma falhas, dentre as mais de 3.200 cervejas inscritas. “Essa foi minha primeira participação, apesar de já ter participando do júri de outros concursos, mas a organização estava muito boa. Foi uma honra poder somar com tantos outros especialistas”, completou.
Brasileiro de Cervejas: cervejarias piracicabanas são premiadas
25 de março de 2020