Educação – Secretaria recebe laboratórios de robótica da Fundação ArcelorMittal

A Fundação ArcelorMittal entregou à Prefeitura de Piracicaba na quarta-feira (29) dois laboratórios de robótica e tecnologia para uso na Rede Municipal de Educação. O primeiro foi o Lab Mentes Brilhantes, implantado na Secretaria Municipal de Educação, e o outro foi o Lab Steam – Prêmio Liga Steam, que está na Escola Municipal Professora Antônia Benedita Eugênio. A sala Lab Steam é resultado da conquista do Prêmio Liga Steam, iniciativa que premia projetos com impacto socioambiental no país.

O espaço situado no prédio da Secretaria Municipal de Educação passou por ampla reforma, recebendo nova mobília e kits de robótica Lego, notebooks e tablets. A sala ficará à disposição e para o uso das 124 escolas – tanto de Ensino Infantil, quanto de Ensino Fundamental I – que compõem a Rede de Educação Municipal de Piracicaba. Além da entrega, a Fundação ArcelorMittal garantirá a capacitação e treinamento de 12 educadores para a gestão e atendimento aos alunos que vão utilizar o local.

Para o uso do espaço, as unidades deverão agendar com a equipe que ficará responsável pela gestão do Lab Mentes Brilhantes, com a cessão de transporte e deslocamento dos alunos ofertados pela SME.

Essa é mais uma importante parceria que a Fundação ArcelorMittal desenvolve pela Educação Municipal de Piracicaba. Durante o ano de 2022, 622 professores e profissionais integrantes do quadro do magistério municipal receberam a capacitação e formação da Liga STEAM. A ação é patrocinada pela Fundação e realizada pela Tríade Educacional, com o intuito de desenvolver áreas de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática, as quais são interligadas em atividades dentro e fora da sala de aula.

EVENTO DE ENTREGA – O evento de entrega do laboratório aconteceu no anfiteatro “Hamilton Fernando Torrezan” e teve a presença de autoridades e representantes da educação municipal, como diretores, coordenadores pedagógicos, supervisores e formadores, além de representantes da Fundação ArcelorMittal e da planta de Piracicaba.

Diretor superintendente da Fundação ArcelorMittal, Herick Marques destacou os amplos investimentos e destinação de recursos para o fomento da educação, esporte e cultura de Piracicaba. Durante o evento, ele comentou que essa estrutura entregue será uma importante ferramenta na educação das crianças e adolescentes da cidade. “Os estudantes da rede municipal vão ter contato com uma abordagem inovadora e moderna, que vem sendo aplicada em vários países no mundo. Reforçamos o nosso compromisso em participar ativamente da construção de um futuro com oportunidades para todos”, disse.

Presente no evento, o prefeito Luciano Almeida destacou que o investimento e a formação em STEAM na Rede Municipal de Educação se somará com os investimentos que a administração tem feito em benefício aos 36 mil alunos. “Essa parceria com a Arcelor chega em um momento muito importante para a educação em Piracicaba. Iniciamos um projeto transformador, com um novo método de ensino, com entrega de 7 mil chromebooks, que possibilitarão aos 36 mil alunos aprender diferentes habilidades, e aos professores acesso a ferramentas mais dinâmicas e modernas”, ressaltou o prefeito Luciano Almeida.

PRÊMIO LIGA STEAM – Também na manhã de hoje, a Fundação ArcelorMittal entregou uma sala de robótica na Rede Municipal de Educação de Piracicaba. Instalada na Escola Municipal Professora Antônia Benedita Eugênio, a sala Lab Steam é resultado da conquista do Prêmio Liga Steam, iniciativa que premia projetos com impacto socioambiental no país.

A escola venceu, no ano passado, a categoria Ensino Fundamental com o projeto Superarquitetos do Lazer em Defesa da Sustentabilidade, e recebeu o ambiente de inovação no valor de R$340 mil, oportunizando aulas de modelagem 3D, experimentos com impressoras 3D e contato com computadores de alta tecnologia. Os alunos do 1º ao 5º ano matriculados na unidade vão montar e aprender a programar os robôs e reforçar os conceitos que são trabalhados nas áreas Steam (acrônimo, em inglês, para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e desenvolver habilidades e competências que os coloquem em posição de destaque em um futuro profissional.

Esse é o resultado de um esforço de toda a nossa equipe na construção do projeto. Com a iniciativa da professora Karina Trevisan Fernandes Ferraz, os nossos alunos colocaram em prática o que aprendemos durante a capacitação Steam e saímos vencedores desse prêmio nacional tão importante. Que, assim como a Fundação ArcelorMittal, outras empresas tenham ações de incentivo à educação e ao futuro melhor para as nossas gerações”, destacou o diretor da unidade, Bruno Sérgio de Oliveira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima