Caldeirão Político

Liminar suspende
votação para início
do processo de
cassação do prefeito

Decisão liminar assinada pelo Juiz Direito, Maurício Habice, da 2a Vara da Fazenda da Comarca de Piracicaba, suspendeu a votação do início para processo de cassação do prefeito Luciano Almeida, que ocorreria agora à noite, 30, durante a reunião ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba. O documento informando os vereadores chegou logo após a 1a-secretária da Mesa Diretora, vereadora Alessandra Bellucci (Republicanos) ler a denúncia contra o chefe do Executivo.
Logo após ser notificado da decisão, o presidente em exercício Rerlison Rezende (PSDB), o Relinho, chamou os parlamantares para uma reunião na Sala da Presidência e os trabalhos legislativo foram suspensos.
A decisão se pautou pelo fato de que a certidão de quitação eleitoral, apresentada pelo munícipe Robson Robert Moreira, demonstrou que “ele não ostenta a condição de eleitor”, prerrogativa determinante para apresentação de pedido de cassação, conforme o Decreto Lei 201/1967. “O denunciante não se encontra em situação regular, de sorte que lhe falece capacidade para formular o pedido que apresentou”, escreveu o juiz na decisão liminar.
Na denúncia, Robson afirma que o prefeito Luciano Almeida teria permitido contratação irregular de empresa, sem licitação, pela Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) e por suposta negligência no atendimento da saúde do Município. Com a decisão liminar, o denunciante terá 10 dias de prazo para apresentar novamente documentação.

 

POLEZI
O vereador Fabrício Polezi (Patriota) coleciona duas decisões judiciais condenatórias, em que pese as possibilidades de recurso. As condenações são bem sustentadas pelo Ministério Público e pelos advogados. Walter Brandi Koch Rodrigues, do MCCP, denunciou Polezi criminalmente por agressão: nova condenação por danos morais. Muito se comenta também que novas estão no forno, pois Polezi agrediu muita gente que não tem medo de briga.

 

PÚBLICO
A 47ª edição da Festa do Milho de Tanquinho, dias 11, 12, 18 e 19 de março (sábados e domingos), reuniu público de 30 mil pessoas e vendeu 41.786 itens de alimentação à base de milho. O evento teve apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Guarda Civil e da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes). Depois de dois anos, por causa da Covid-19, Festa do Milho volta com sucesso.

 

BRASÍLIA
O petista Bruno Soares dos Santos está de mudança para Brasília, onde vai servir no gabinete do deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT-SP), como assessor lamentar. Bruto, que é filiado ao Partido dos Trabalhadores em Piracicaba, trabalhou na campanha do ano passado, ao lado do companheiro Zoinho (PT, aumentando de 591 para 1.152 votos em Piracicaba. Boa viagem.

 

BURACOS – I
Este idoso Capiau, bem cansado, novamente vem, amargurado, falar sobre buracos. O trabalho durante a semana obriga a andar pela cidade e, aos finais de semana, tenta-se descansar, mas não se livra dos buracos. Há, portanto, no meio do caminho um buraco, há muitos buracos no meio do caminho, lembrando a pedra de Drummond em Itabira.

 

BURACOS – II
Um festival de buracos: buraco na camada de ozônio, buracos múltiplos invisíveis e visíveis nas ruas da cidade; buracos, muitos buracos. Dia desses um cidadão entrou no automóvel, deu partida, começou a trafegar e bateu! Caiu em um buraco que este Capiau já estava acostumado a driblar.

 

BURACOS – III
Um pedido para o prefeito Luciano Almeida: que ele procure um oftalmologista; com sua cegueira, os munícipes já não aguentam mais o abandono da cidade. Dá a impressão de que o prefeito não tem mais motivação para gerir a freguesia. Poderia escrever um livro sobre Piracicaba, seus encantos em todo canto, cheio de flores, suas colinas e seu rio caudaloso; conquanto só buracos.

 

BURACOS – IV
Buracos, buracos, buracos… Buracos de Piracicaba. É o puro creme do milho/ão de buracos. Provavelmente, deve-se tudo isso a Peter Newell que, em 1908, se lembrou de escrever “O Livro do Buraco”. Newell parecia gostar de brincar com o próprio conceito de livro, fazendo disso uma forma de despertar a curiosidade dos mais pequenos. The Rocket Book, Topsys and Turvys e o Livro Inclinado, editado entre nós pela Orfeu Negro, são outros exemplos disso.

 

BURACOS – V
Buraco não é coisa de Luciano, eles vivem entre nós há muito tempo, com nome de outros prefeitos, mas hoje a situação saiu do controle e há que se apelar à literatura para entender o conceito de tantos buracos. No caso de “O Livro do Buraco”, o guloso orifício se formou após uma bala disparada, inadvertidamente, por Tom Potts, um pequeno rapaz. Página a página, observa-se a sucessão de desastres que ela vai provocando ao longo de uma atribulada e hilariante viagem.

 

BURACOS – VI
A irreverência, quer a nível do texto quer das ilustrações, parece ser a palavra de ordem do autor. Volvidos mais de cem anos, a história, que muitos apelidaram de politicamente incorreta, mantém ileso o sucesso. Portanto, “O Livro do Buraco” é sucesso e os buracos em Piracicaba são retrocesso para a cidade. Espera-se que, com a competência e a capacidade de se fazer licitação, a administração consiga contratar uma empresa para cuidar bem dos buracos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima