Teatro Erotides de Campos celebra aniversário com dança e música

O Teatro Municipal Erotides de Campos, no Parque do Engenho Central, conhecido como Teatro do Engenho, completa 11 anos no próximo dia 27. Para celebrar a data, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), prepara uma programação especial neste domingo, 26, a partir das 15h, com dança e música no palco externo do espaço. A entrada é gratuita.

A primeira atração, às 16h30, é a apresentação do espetáculo Conexão Preta, do Projeto Batucada, com danças urbanas conduzidas por três integrantes mulheres da Vila África e da Casa do Hip Hop.

Em seguida, às 18h, a banda Vision sobe ao palco do Erotides de Campos para encerrar o evento de aniversário do teatro. Há 12 anos na ativa, o grupo piracicabano é nome recorrente em festas e formaturas da cidade com um repertório que passa por diversos gêneros musicais de diferentes décadas.

Há dois anos na direção do Erotides de Campos, Rubens Roncato lembra que o Teatro do Engenho recebeu melhorias no início deste ano, como nova pintura e envernização nas caixas vermelhas da parte externa, portas e janelas. Além disso, o espaço ganhou recentemente um projetor a laser de última geração, que será usado para suporte para palestras e projeção de filmes e cenários virtuais de peças teatrais.

A comemoração dos 11 anos também é pela plena atividade do teatro que, segundo Roncato, está com a agenda cheia até o fim de 2023. O Erotides de Campos, aliás, teve um 2022 de números expressivos: foram realizadas 117 apresentações ao longo do ano passado, com público de 27.384 espectadores. “Toda a equipe do teatro, composta por seis pessoas, trabalha com profissionalismo e amor, dia após dia. Deixamos tudo em perfeitas condições para a vida, no palco, se transformar em arte”, afirma Roncato.

O secretário de Governo e da Semac, Carlos Beltrame, destaca que o Teatro do Engenho é um dos principais equipamentos culturais da cidade. “São 11 anos que se comemora com a arte pulsante nos palcos do teatro, além do próprio prédio que o abriga, de uma beleza única. Mas é, também, um evento festivo que celebra um 2023 de programação recheada de shows musicais, peças e outros espetáculos que serão sempre divulgados à população”, ele ressalta.

O ESPAÇO – O Teatro Municipal Erotides de Campos foi fundado em 27 de março de 2012, no Parque do Engenho Central, e está apto a abrigar 414 pessoas sentadas. É composto por uma estrutura cênica dotada de palco, plateia, galerias, restaurante, camarins, salas de ensaio e técnicas de apoio. O teatro também conta com uma cabine de audiodescrição.

O edifício que abriga o teatro, o antigo Armazém 6, pertenceu ao Engenho de Açúcar de Piracicaba e foi denominado Erotides de Campos pela Lei n.º 7055, de 04/07/2011 incluída na Lei n.º 5.194 de 2002, em homenagem ao eminente compositor, poeta, melodista e personalidade que viveu de 1896 a 1945 e influenciou a produção cultural nacional e internacional.

SERVIÇO – Aniversário de 11 anos do Teatro Municipal Erotides de Campos. Dia 26, a partir das 15h, no palco externo do Teatro Erotides de Campos, no Parque do Engenho Central, avenida Maurice Allain, 454, Nova Piracicaba. Entrada gratuita. Informações: 3403-2601.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima