Meio Ambiente – Simap abre inscrições para EducaTrilha na Escola 2023

O EducaTrilha na Escola oferece encontros formativos e de tutoria aos professores

 

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), abriu inscrições para a edição de 2023 do EducaTrilha na Escola, programa de educação ambiental, cultural e promoção de saúde e bem-estar realizado com escolas municipais, estaduais e particulares de Piracicaba. O regulamento do programa e o formulário de inscrição estão disponíveis em: https://hortodetupi.wixsite.com/educatrilhanaescola/. O primeiro encontro formativo acontece no dia 30/03, às 8h, no Horto de Tupi.

O EducaTrilha oferece encontros formativos e de tutoria aos professores e tem um papel integrador em relação às demais iniciativas de educação ambiental e cultural no âmbito escolar. O prêmio para as escolas vencedoras é uma viagem pedagógica para os professores a uma área protegida do Estado de São Paulo escolhida pelos participantes.

Para Laís Ferraz de Camargo, educadora ambiental da Simap, um dos destaques do programa é a tutoria realizada pelos organizadores aos projetos desenvolvidos. “Acompanhar o desenvolvimento dos projetos, esclarecendo as dúvidas durante a sua execução, possibilita que as ações desenvolvidas pela escola estejam alinhadas com a transversalidade promovida pela educação ambiental”, afirma.

Maria Luísa Bonazzi Palmieri, especialista ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais, idealizadora e coordenadora do programa, convida à participação. “Gostaríamos de convidar todas as escolas de Piracicaba para participarem conosco. Os encontros formativos são construídos com metodologias ativas, que proporcionam a construção coletiva do conhecimento e de práticas educativas. São 22 instituições que se juntaram para oferecer às escolas apoio para uma transformação quanto às questões socioambientais, culturais e de saúde e bem-estar”, completa.

Esta será a quarta edição do EducaTrilha na Escola e, além da Prefeitura, também será idealizada pelo Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/Esalq-USP) e Fundação Florestal (FF). O programa conta com o patrocínio da OJI Papéis e da CJ do Brasil e tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba, Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA), OSCIP Pira21 – Piracicaba Realizando o Futuro, Fundação Triunfo, Movimento Tô Aqui, Rotas Afro, Movimento pela Educação Humanizadora (MOVEH) e Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) – por meio do Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa (GEDePE), Programa USP Recicla, Grupo de Estudos e Práticas para o Uso Racional da Água (Gepura), Centro de Estudos e Pesquisa para Aproveitamento de Resíduos Agroindustriais (Cepara), Coletivo Revolução das Flores, o Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza e o Museu de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima