Solenidade – Casa do Bom Menino comemora 60 anos

Casa do Bom Menino celebra 60 anos de trabalho na inclusão de crianças e adolescentes. CRÉDITO: Guilherme Leite

 

Reunião solene em comemoração ao aniversário da instituição foi realizada nesta terça-feira (21)

 

Em reunião solene realizada na noite desta terça-feira (21), a Câmara Municipal de Piracicaba celebrou os 60 anos de fundação da Casa do Bom Menino, entidade responsável pelo acolhimento provisório de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar em situação de vulnerabilidade social. A solenidade ocorreu através do requerimento 4/2023, de autoria do vereador Gustavo Pompeo (Avante). Atualmente, a Casa do Bom Menino atende 106 crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, em 10 casas lares. A instituição é responsável pela educação dos menores, fornecendo espaço de moradia, sob a orientação de educadores sociais, assistentes sociais e psicólogos.

Foram homenageados, na solenidade, o atual presidente da Casa do Bom Menino, Alexandre Aparecido David, a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Piracicaba, Euclídia Fioravante, o promotor de justiça Paulo Kishi, o procurador-geral do município e integrante da diretoria da instituição, Guilherme Monaco de Mello, o juiz de Direito Rogério de Toledo Pierri, representado por Rodrigo Testa e os voluntários Maria Mariana Santos Silva, Francisco Dal Piccolo, Thiago Corazza e Marco Antonio Guidotti, representado por Marcelo Guidotti, além de Lisandra Reynaldo Pegorari, representando o Rotary Club.

A mesa de honra da solenidade foi composta pelo autor da homenagem, Gustavo Pompeo, pelo presidente da Casa do Bom Menino, Alexandre David, pelos promotores de justiça Paulo Kishi e Luiz Sérgio Catani e pelo procurador-geral do município, Guilherme Monaco de Mello.

MODELO – Em seu discurso, Kishi destacou os 60 anos de parceria entre o Poder Judiciário e a instituição. “São 60 anos de uma instituição que trouxe tantos benefícios à sociedade, promoveu a inclusão social de várias crianças e jovens de Piracicaba. A sociedade que não cuida de suas crianças não cuida do seu futuro”, colocou. O promotor Catani avaliou os desafios de se manter a instituição por tantos anos. “Manter uma instituição por alguns anos não é fácil, imagina por 60 anos, atendendo todas as exigências e os serviços que devem ser bem prestados para que crianças e adolescentes sejam bem protegidos”, afirmou.

O atual presidente lembrou da formação do grupo que compõe a atual diretoria, capitaneado pelo promotor Kishi, em 2009, depois de 11 anos de intervenção judicial pela qual passou a instituição. “Hoje a Casa do Bom Menino é um modelo de acolhimento institucional. Introduziu as casas lares, com mães e pais sociais, junto com equipe técnica bastante capacitada, que tem a capacidade de transformar a vida dessas crianças”, explicou.

Autor da homenagem, Pompeo relatou sobre a relação de respeito e convivência que possui com a instituição. “Que bom que a sociedade civil acolhe também o Bom Menino e permite que a Casa acolha essas crianças e adolescentes, para trazer qualidade de vida para essas crianças. Quem muda uma vida salva o mundo inteiro”, avaliou. Ele também incentivou o depoimento de um ex-voluntário da Casa, João Scarpa, que comentou sobre o encontro com o filho, hoje com 17 anos, que era acolhido pela instituição.

Durante a solenidade, a diretoria da Casa do Bom Menino ainda recebeu a moção de aplausos 206/2022, também de autoria de Pompeo, além de homenagens prestadas pela Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) e Unimed Piracicaba.

Em nome da diretoria, Guilherme Monaco fez o discurso de agradecimento. “Receber uma homenagem do Poder Legislativo significa que fizemos o dever de casa. Esta nova diretoria escreveu uma nova história. Passamos a ter um trabalho mais humanizado. A escolha dos profissionais foi decisiva para que a Casa do Bom Menino chegasse à situação que chegou hoje, modelo de acolhimento institucional”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima