A sexta plenária do Orçamento Participativo (OP) foi realizada na noite de segunda-feira, 20, no Centro Social Vila Cristina, e contou com a participação do secretário de Governo, Carlos Beltrame, da secretária de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), Euclidia Fioravante, e também da diretora da escola Estadual Doutor João Sampaio, Sebastiana de Almeida Leme. Participaram da reunião 36 pessoas, entre moradores e lideranças comunitárias. Foram apresentadas 43 demandas.
Coordenada pela Secretaria Municipal de Governo, por meio do Conselho Municipal do Orçamento Participativo (Comop), a plenária abrangeu os bairros Verde, Jaraguá, Itapuã, Paulicéia, Vila Cristina, Pacaembu, Jardim Monte Líbano, Jardim Morada do Sol, Jardim das Flores, Parque dos Eucaliptos, Jardim São Francisco de Assis, Jardim São Paulo, Jardim Tóquio, Jardim Santo Antonio, Jardim Itapuã, Tatuapé, Jardim Camargo, Borghesi, Jardim Glória, Jardim Monte Cristo, Jardim Stênico, Santa Mônica e Jardim das Margaridas.
Entre as demandas apresentadas pelas lideranças comunitárias foram citadas a implantação do parque linear do córrego do Enxofre; conclusão das obras da EMEI Márcia Regina Giuliani Novelo; implantação de pista de caminhada e iluminações das avenidas Itararé e Jaú; término da reforma do centro social do Tatuapé; regularização fundiária; término da reforma do prédio da Associação dos Moradores do Tatuapé; construção de uma academia ao ar livre no Jardim Tóquio, entre a escola municipal Wilson Guidotti e a EMEI Maria de Lurdes da Silva Viccino e construção de uma quadra poliesportiva no Vila Cristina.
Também foram apresentadas demandas relativas à instalação de um Centro de Referência em Atenção Básica (CRAB), construção de uma Policlínica no prédio onde estava localizada a antiga UPA da Vila Cristina; instalação de semáforo entre a avenida Raposo Tavares e as ruas Rodrigues Alves e Gioconda Bandeira; iluminação no escadão entre a avenida Raposo Tavares e rua Rosário Tomaziello e construção de rampa de acessibilidade no centro comunitário do bairro Vila Cristina. Quem não conseguiu apresentar a demanda na reunião de ontem tem prazo de cinco dias úteis para protocolar na secretaria de Governo ou enviar no e-mail [email protected].
Salvina Nunes, presidente da Associação dos Moradores do Tatuapé, disse que é muito importante que a comunidade participe das plenárias e apresente suas demandas e assine a lista de presença, para garantir a votação das demandas prioritárias no Congresso do OP. “Minha expectativa é que consigamos ser atendidos em algumas demandas, por entendermos ser de vital importância para o desenvolvimento do bairro. Frente à Associação, estamos fazendo um trabalho para mobilizar as mulheres para que elas participem das discussões envolvendo as causas do bairro, por possuírem um espírito de liderança consistente”.
Uma das primeiras pessoas a chegar no local da plenária foi Elizabete Gonçalves Ruas, moradora do Jardim Glória. Ela estava empolgada em participar de uma reunião do Orçamento Participativo, depois de muitos anos ausente. “Senti que precisava estar aqui para apresentar algumas reivindicações voltadas às pessoas com deficiência, sendo a principal a construção de rampas de acessibilidade nos acessos aos equipamentos públicos no bairro, além da necessidade de se melhorar as condições das calçadas que precisam ser mais acessíveis. Essas obras, com certeza, melhorarão a qualidade de vida das pessoas, assim como eu, que tenho dificuldades de locomoção”, observou, acrescentando que “a plenária é o local em que podemos expressar livremente as nossas opiniões, para sensibilizar a administração, em torno das necessidades do bairro”.
As plenárias são abertas à população e acontecem às segundas e quintas-feiras, a partir das 19h. O objetivo é manter contato com a comunidade, associações e entidades civis organizadas, no sentido de coletar demandas sobre investimentos, manutenção e serviços públicos.
PRÓXIMA – A próxima plenária acontecerá amanhã, 23/03, no Centro Social Novo Horizonte, na rua Laura Fernandes Campos Ferrari, 145. E entre os bairros atendidos estão Quinta de Santa Helena, Parque dos Laranjais, Nosso Recanto, Residencial Ágape, Parque dos Ipês, Residencial Novo Campestre, Jardim Campestre, Jardim Laranjal, Vila Romana, Jardim Belvedere, Minas Nova, Jardim Paraíso, Santa Clara, Santa Fé, Jardim Novo Horizonte, Jardim Piazza Itália, Vila Liberdade, Parque dos Sabiás, Jardim Itapuã, Jardim Vila Maria, Jardim Nova Suissa, Jardim São José, Jardim Planalto, Glebas Noiva da Colina e Recanto dos Peixes.