Tecnologia – Prefeitura discute diretrizes para implantação do governo digital

As discussões iniciais aconteceram por meio do comitê gestor do Plano Diretor de Tecnologia da Informação que se reuniu na última sexta-feira

Na sexta-feira, 17, na sala de licitações do prédio do Centro Cívico, aconteceu a primeira reunião do comitê gestor do Plano Diretor de Tecnologia e Informação (PDTI). O encontro, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur) e pela Secretaria de Administração (Semad), contou com a participação de servidores municipais e representantes de entidades civis.

O objetivo da reunião foi consolidar as diretrizes que vão nortear a implantação do governo digital, visando a desburocratização dos serviços públicos, com ênfase na melhoria do atendimento aos munícipes por meio da tecnologia.

O secretário de Administração (Semad), Eugenio Stipp, citou várias iniciativas que estão sendo tomadas pela Administração para a implantação de um governo digital, entre elas o desenvolvimento do programa Prefeitura Sem Papel, o novo sistema de monitoramento desenvolvido em conjunto entre a Guarda Civil e Secretaria de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), o cartão PiraCidadão que unifica os dados do munícipe para que ele possa utilizar os serviços públicos de maneira mais ágil, e os novos softwares de gestão nas Pastas de Saúde e Educação.

“A iniciativa da Prefeitura de Piracicaba está alinhada a diretivas previstas na LEI 14.129/2021, mais conhecida como a Lei de Governo Digital. “É um importante instrumento legal que tem como objetivo guiar o processo de desburocratização nos serviços públicos”, frisou Stipp.

DIAGNÓSTICO – Pedro Chamochumbi, assessor de projetos especiais da Semdettur, disse que o comitê gestor do PDTI está trabalhando neste momento num diagnóstico inicial sobre a estrutura dos sistemas digitais de gestão pública, visando elaborar diretrizes que norteiam uma transição coesa para o governo digital. Ele informou ainda que a implantação do PDTI atende também às principais exigências contidas na Lei Geral de Proteção de Dados, que garante o sigilo de dados pessoais dos munícipes em instituições públicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima