Mauricio Picazo Galhardo

CONSELHO
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou, em Colônia do Sacramento, no Uruguai, da 13ª Reunião Extraordinária do Conselho Agropecuário do Sul (CAS). No encontro, ministros e secretários da Agricultura dos seis países que compõem o grupo debateram as medidas coletivas que podem ser tomadas para fortalecer a prevenção da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade, também conhecida como gripe aviária, diante dos casos recentes registrados na região.

 

INOVAÇÃO
A inovação tem sido cada vez mais importante para o agronegócio brasileiro manter sua posição de liderança no cenário internacional. Para oferecer uma visão global sobre como os princípios de inovação e competitividade estão sendo trabalhados pelo setor, a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), por meio de seu Comitê de Inovação, promoveu uma pesquisa junto ao mercado nos meses de dezembro de 2022 e janeiro de 2023, resultando na elaboração do Position Paper: Visão da Inovação e da Competitividade do Agronegócio.

 

BIODIESEL
O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou, durante a primeira reunião do colegiado na atual gestão, o aumento para 12% da mistura obrigatória de biodiesel ao diesel vendido no Brasil, a partir de abril deste ano. A proposta aprovada pelo CNPE estabelece que a adição de biodiesel na composição do diesel cresça dois pontos percentuais a partir de abril deste ano, passando do atual patamar de 10% (mistura B10) para 12% (mistura B12). O teor será elevado para 13% (mistura B13) em abril de 2024, para 14% (mistura B14) em abril de 2025 e para 15% (mistura B15) em abril de 2026.

 

SEMENTES
A Comissão de Sementes e Mudas de São Paulo (CSM-SP), vinculada à Superintendência de Agricultura e Pecuária no Estado de São Paulo (SFA-SP) promoveu o Workshop de Sementes e Mudas – Treinamento sobre Legislação, em Piracicaba, São Paulo. O evento aconteceu, no auditório da Engenharia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq). A finalidade é capacitar responsáveis técnicos e produtores de sementes e mudas, setor primordial para o agronegócio brasileiro, e fomentar a atuação em plena conformidade dos estabelecimentos.

 

SETOR LEITEIRO
O presidente da Comissão Nacional de Bovinocultura de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Ronei Volpi, se reuniu com deputados e representantes do Ministério da Agricultura, em Brasília, para apresentar as pautas prioritárias do setor. Volpi indicou como uma das prioridades a aprovação do PL, que desonera as rações e suplementos minerais para alimentação de bovinos da incidência do PIS/Pasep e Cofins, para contribuir com a redução dos desembolsos dos produtores.

 

TURISMO RURAL
O vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), Tirso Meirelles, recebeu o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, para falar sobre políticas públicas de incentivo ao turismo rural. O encontro aconteceu na sede da FAESP na capital paulista e contou com a presença de diretores de diversos departamentos da entidade. ” O turismo é importante para explorar ao máximo a vocação e o potencial de cada município, além de ser fundamental para o empreendedorismo e o fortalecimento da economia”, afirmou Meirelles.

 

MUNICIPIO AGRO
O lançamento da 5ª edição do Programa Munícipio Agro – Ranking Paulista ciclo 2022/2023 aconteceu com transmissão, avo vivo, pelo canal do YouTube da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O objetivo do programa é premiar por mérito e transparência e ampliara o acesso aos serviços essenciais à população rural, visando a promoção de cidadania no campo e desenvolvimento socioambiental.

 

ABAG
Dia 10 de março, a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) comemorou 30 anos de contribuição para o desenvolvimento sustentável do agro nacional, valorizando suas cadeias produtivas e disseminando a importância do setor para o crescimento socioeconômico do país e para a preservação do meio ambiente. Presente em todas as iniciativas e marcos históricos do agro brasileiro nesta três décadas, a ABAG foi apresentada oficialmente em 10 de março de 1993, no auditório Nereu Ramos, do Congresso Nacional, por seu presidente-fundador, Ney Bittencourt de Araújo. (Com informações de assessorias)

 

Email: [email protected]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima