Caldeirão Político

QUEDÊ?
Um leitor assíduo da coluna perguntou a esse Capiau, idoso e cansado: “Quedê?” Repetiu: “Quedê?” e, na terceira vez, concluiu: “Quedê a nova Pinacoteca?” O assunto está morno, mas já foi bem mais quente quando o acervo foi retirado do prédio construído para abrigar as obras de arte. Pelo que se sabe, tudo está acomodado no Engenho Central – até o ano passado, o vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) dizia que estava tudo “bem acomodado”. Mas perguntar nunca ofende: “E agora, o que acha o nobre edil da mudança da Pinacoteca?” Quedê?

 

LÍDER?
Há um comentário recorrente nestas últimas semanas de que o vereador Fabrício Polezi (Patriota) – ponta de lança do bolsonarismo em Piracicaba – está agindo como “líder” do governo, às vezes defendendo Luciano Almeida com mais determinação do que o colega Josef Borges (Solidariedade) – que já foi líder, saiu, ameaçou voltar e pelo que se sabe ainda não reassumiu o posto. Nesta semana, Polezi elogiou trabalho do tapa-buraco: “Só não vê quem não quer.”

 

SIMPLICIDADE
O presidente Wagner Oliveira, o Wagnão, tem se destacado pela simplicidade. Calmo e tranquilo, tem sido elogiado pela condução das reuniões ordinárias. Há quem diga que, em comparação ao presidente anterior — o colega Gilmar Rotta (PP) — é mais polido e sabe conduzir os embates no plenário sem jogar gasolina no fogo. Ponto positivo para ele e, claro, para a Casa, que evita fogo amigo.

 

CORREÇÃO
É preciso fazer uma correção na matéria publicada em A Tribuna, na edição de quarta-feira, 15. Não foi a Semuhget (Secretaria Municipal de Habitação e Gestão Territorial) que saiu do Centro Cívico e que geraram críticas e preocupação na Câmara. Na verdade, são dois departamentos da nova secretaria, que funcionavam na sede da Prefeitura e agora irão para o antigo Matadouro, onde agora está a Semuhget (e antes dela, era a extinta Emdhap). Corrigido.

 

NÃO, LUCIANO
O Partido Solidariedade, presidido em Piracicaba pelo ex-vereador José Luiz Ribeiro, divulga uma nota explicativa de que disse “não” à Administração do prefeito Luciano Almeida (sem partido). Ou melhor, não aceitou convite para integrar a atual equipe. Isso, politicamente, quer dizer que o Solidariedade vai mais para esquerda do que para direita em 2024. É o que parece.

 

VOLTA
O escritor Cecílio Elias Netto, com ótima saúde — passou três semanas em tratamento — voltará a produzir suas crônicas semanais. Agora, serão as lembranças de um velho aldeão. Isso alegra o Capiau, idoso e cansado, que também terá em breve novas colaborações do arquiteto Valter Naime, com suas histórias. Ficamos felizes.

 

DESENROLA — I
A crise mundial depois da pandemia do Covid-19 deixou, para muitos, problemas de dívidas. E tanto é que há bancos “quebrando” em vários países, necessitando de socorro dos governos. E o “Desenrola” que o presidente Lula (PT) prometeu e está cumprindo vai melhorar a vida dos brasileiros que têm dívidas, e disse que “aprova a criança do projeto da maneira como foi desenhado”. Por isso, esta semana está se reunindo com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

 

DESENROLA — II
É desejo do presidente Lula aprovar as bases do “Desenrola” antes de viajar para a China, onde vai ampliar os contatos comerciais e diplomáticos. O programa está com problemas técnicos e organizacionais, que impedem de sair do papel. Mas Lula e Haddad garantem que vai para a prática em breve.

 

DÓRIA
O ex-governador João Dória (PSDB) lançará, dia 27 próximo, a partir das 18h, o livro “O Poder da Transformação”, que fala da sua vida. A obra, publicada pela Matrix Editora, é assinada pelo cientista social, jornalista e escritor Thales Guaracy. Mas para este idoso e cansado Capiau vale o detalhe de que o prefácio é do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, presidente de honra dos tucanos. Bom passeio para os tucanos de Piracicaba e Região.

 

HISTÓRIAS
Para celebrar o Dia Internacional do Contador de Histórias, comemorado em 20 de março, a plataforma #CulturaEmCasa fará uma homenagem com diversas atrações que remetem ao tema. Lançada em 2020, a #CulturaEmCasa é uma iniciativa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa com gestão da Amigos da Arte, considerada a maior plataforma cultural gratuita da América Latina.  Piracicaba tem, na contadora Carmelinda Toledo Pizza, um dos mais brilhantes exemplos.

 

PÁGINA
A página Prosa & Verso — leia-se dedicação das escritoras Ivana Negri e Carmem Piloto — completa 23 anos e é publicada neste diário A Tribuna Piracicabana, versões impressa e digital. Ao entrar nos 24 anos de circulação, o Capiau — idoso, cansado e meio chato — faz uma saudação especial às colaboradoras que editam a página, assim como aos que contribuem com suas matérias e notícias. Gratidão vezes mil.

 

VISITA
Nos bastidores da política local, é certa uma visita semana que vem do deputado estadual Helinho Zanatta (PSC) ao prefeito Luciano Almeida (sem partido), colocando seu mandato à disposição do Município. Nesta segunda (20), Helinho visitará oficialmente a Câmara Municipal. Os reeleitos, Alex de Madureira (PL) e Professora Bebel (PT), fizeram o mesmo em 2021. Isso é bom para a política de prioridades em benefício do povo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima