Coopep – Escola comemora 30 anos em Piracicaba, pelo cooperativismo

Festa pelos 30 anos em Piracicaba. Crédito: Divulgação

Sistema é pelo coopertivismo. Crédito: Divulgação

 

A Escola Coopep, cujo a mantenedora é a Cooperativa Educacional de Piracicaba, a COOPEP, completou 30 anos no último dia 11 de março. As atividades da escola se iniciaram através da vontade de um pequeno grupo de famílias que tinham grandes sonhos de uma educação diferenciada. Após diversos estudos, este grupo de pessoas optou por uma proposta baseada em princípios construtivistas de aprendizagem, em que o aprendizado é construído pelo estudante a partir de estímulos promovidos pelos educadores e nos momentos de interação e troca entre estudantes e professores.

Com a maturidade conquistada nos seus quase 30 anos de existência, a Escola Coopep explora atualmente novas metodologias pertinentes ao atual cenário educacional e lida com uma forma diversa de administração, pois é mantida por uma Cooperativa de pais, mães e responsáveis, que, como toda cooperativa, elege seus representantes e não possui fins lucrativos, garantindo que 100% dos valores financeiros obtidos sejam investidos na escola. Desta forma a escola consegue funcionar de uma forma em que exista a permanência da essência cooperativista e o sociointeracionismo como modelo pedagógico. “É surpreendente a consonância dos princípios e valores cooperativistas se entrelaçando com sociointeracionismo, tornando o modelo cooperativista não somente nosso modus operantis, como também é responsável pelo fortalecimento destes valores e de linha pedagógica seguida por nossa instituição”, explica Castellane S. Ferreira, atual presidente do Conselho de Administração da Escola Coopep, “Percebemos que mesmo com estes 30 anos, a essência e identidade são muito bem consolidadas e marcantes, independente da gestão pedagógica ou gestão da cooperativa que esteja no comando da escola. A essência se manteve mesmo com as opções tecnológicas presentes no nosso dia a dia, de certa forma, modernizando”, acrescenta Castellane.

Na semana anterior ao evento algumas famílias se mobilizaram para deixar a escola preparada para o evento de celebração de 30 anos e também para as atividades pedagógicas do ano letivo de 2023, pintando os muros com tinta ecológica, preparada pelas famílias e crianças, e arrumando a horta, que funciona como espaço pedagógico para os estudantes, foi um mutirão, em prol do bem estar e qualidade dos espaços, trazendo o envolvimento dos pais e filhos na vida escolar, no intuito de reforçar o cooperativismo e trazer ainda mais o senso de pertencimento ao ambiente escolar .

Durante o evento de celebração do aniversário da escola, aconteceram apresentações com todas as turmas – do infantil ao 9º ano do Fundamental, explorando o tema pedagógico do ano de 2023 – “Eu sou porque nós somos”, que fortalece a necessidade de um olhar mais sensível para a educação, sobre a importância de retomar as primícias dos Direitos Humanos, de falar abertamente sobre a importância do outro, ajudando a trazer o senso de comunidade, cooperação e respeito no aspecto de que sozinhos não é possível crescer, aprender ou construir.

O evento foi um sucesso e contou com a presença do Eduardo Oliveira, da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo- Ocesp/Sescoope-SP, que entregou uma placa em reconhecimento aos bons serviços prestados em prol do cooperativismo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima