SMS – Em Congresso Estadual, Saúde foca em modernização do SUS

Secretário de Saúde, Filemon Silvano, lidera comitiva de Piracicaba durante Congresso Estadual. CRÉDITO: Felipe Poleti

 

Representada por uma comitiva formada pelo secretário de Saúde, Filemon Silvano, e 12 coordenadores de diversos departamentos, a Prefeitura de Piracicaba deu início na quarta-feira, 15, a sua participação no 36º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS/SP), que acontece em São Pedro até hoje, 17.

Em decorrência da pandemia da Covid-19, após dois anos, o congresso voltou a ter formato presencial e traz como tema 35 Anos do SUS: Caminhos para Equidade, Universalidade e Integralidade na Conjuntura Atual, além disso, contará também com a 19ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e 12º Prêmio David Capistrano. Nos três dias do evento são esperados mais de 3.000 visitantes, além de congressistas e expositores, que participam dos debates, cursos de qualificação, reflexões e encaminhamentos que envolvam a troca de experiências, diálogos e comunicação entre os 645 municípios paulistas.

Pelo Congresso ser reconhecido como um dos mais importantes na área da Saúde Pública do país, a SMS está com equipe em todos os cursos e fóruns de discussão nas áreas de Atenção Básica e Secundária (Especialidades), Assistência Farmacêutica, Saúde Bucal, Atenção Psicossocial (RAPS), Serviço de Avaliação e Controle (SAC), Auditoria e Administrativo. “Estamos vivendo um momento novo na saúde em nível nacional. Aqui estão sendo discutidas ações e parcerias com médicos e clínicas particulares para realização de exames e consultas, criação e fomento de consórcios intermunicipais de saúde, inovações tecnológicas, além da atualização quanto às novas leis que regem o setor público. Destaco que ficamos surpresos por ver estas ações em destaque, pois elas já norteiam nossas ações e já caminham para implantação enquanto muitos municípios não conhecem estes projetos”, destacou Filemon Silvano.

Entre os temas a serem abordados estão: Contratação de Serviços de Saúde no SUS: aspectos legais, modalidades, planos operativos e prestação de contas; Covid longa: (re)conhecer para cuidar – desafios e possibilidades para a Atenção Básica; Dispositivos da Regulação Assistencial; Gestão Compartilhada da Rede de Cuidados; Atenção Básica – prioridades do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo para os próximos 4 anos; Desafios para uma Política Nacional de Atenção Especializada; Financiamento tripartite do SUS: o caráter solidário e o atendimento às necessidades de saúde; e Consórcios intermunicipais de Saúde: instrumento de apoio à gestão ou prestador de serviços?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima