Caldeirão Político

VITÓRIAS — I
O deputado estadual Helinho Zanatta (PSC) foi vitorioso ao se eleger, ontem (15), como terceiro vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Como era previsto, Andre do Prado (AL) foi eleito presidente, enquanto que o Partido dos Trabalhadores (PT) ficou com a primeira secretaria, ocupada pelo deputado Teonilio Barba.

 

VITÓRIAS — II
Nos meios políticos, o detalhe é que, da atual Mesa Diretora da Alesp — salvo maior engano deste idoso e cansado Capiau —, Helinho Zanatta é o único integrante que assume mandato pela primeira vez. Zanatta foi vice-prefeito de Charqueada, depois duas vezes prefeito consecutivamente, o que aconteceu também em São Pedro. Os outros integrantes são todos reeleitos.

 

ÚLTIMA
A posse de ontem no Palácio Nove Julho, sede da Alesp, foi a última que ocorre no dia 15 de março. Passará, daqui a quatro anos, a ser também dia 1º de fevereiro, coincidindo com o Congresso Nacional, que reúne o Senado e a Câmara Federal. Isso é bom em termos de organização.

 

AFOCAPI – I
Nestes 56 anos comemorados pelo HFC, esse idoso e cansado Capiau vem observando, de uns tempos para cá, que alguns nomes vão caindo no esquecimento com o passar dos anos. Não se fala, ou pouco se fala, naquele que foi o grande responsável pela Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba, Domingos José Aldrovandi.

 

AFOCAPI – II
Aldrovandi iniciou e impulsionou a Afocapi, Coplacana, Cooperativa de Crédito e o Hospital Fornecedores de Cana, além de ter sido deputado estadual pela Arena – partido de sustentação do regime militar. Além de empreendedor nato e político, Aldrovandi, de personalidade muito forte e enérgica, tinha três nomes sempre o assessorando na diretoria: Antônio Mendes de Barros Filho na Afocapi, Basílio Tomazella no HFC e José Coral na cooperativa de Crédito.

 

AFOCAPI – III
Este idoso e cansado Capiau espera, pelo menos mais quatro anos, quando o HFC fizer 60 de fundação, que a diretoria — que já lhe fez reconhecimento — faça mais à sua história. Guardadas as devidas proporções, Aldrovandi está para a Afocapi o que Luiz de Queiroz está para a Esalq, pois o que seria da saúde em Piracicaba sem o HFC, hoje sob o brilhante comando de José Coral, cuja história na instituição tem destaque especial.

 

LAZER
O requerimento 135/2023, do vereador Gilmar Rotta (PP), questiona o Executivo sobre limpeza e manutenção de uma área de lazer localizada na Rua do Enxofre, no bairro Paulista. A propositura foi aprovada, semana passada, durante 10ª Reunião Ordinária da Câmara.

 

REMÉDIOS
A reclamação de usuários sobre a falta do medicamento Forxiga 10mg na farmácia de alto custo motivou o vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) a apresentar o requerimento 133/2023 aprovado durante a 10ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, semana passada. O vereador pede informações sobre o prazo de fornecimento do medicamento para tratamento de diabetes e as providências que a Prefeitura tem tomado para sanar o problema e questiona, ainda, por qual razão as secretarias municipais e estaduais de Saúde não fornecerem o remédio.

 

ABERTOS
Mesmo sendo da base governista, o vereador Anilton Rissato (Patriota) reclamou, na segunda-feira (13), dos “diversos buracos” abertos pelo Semae. “São causados por necessidade, mas devem ser tapados”, aponta o parlamentar. Ele relatou o problema de alguns buracosestão há mais de 60 dias sem que sejam tomadas as providências. “Isso não dá para aceitar mais”, disse.

 

ASFALTO
Iniciativa do vereador Pedro Kawai (PSDB), a Câmara realiza hoje, a partir das 14h, audiência pública para analisar a qualidade do asfalto na cidade. Enquanto a oposição se arma para mostrar que “está tudo um caso” e “sem trabalho da Prefeitura”, a base governista deverá defender a tese de que o serviço está sendo feito, mas que herdou um asfalto de péssima qualidade. Além disso, também deverão apontar o problema de buracos abertos para o sistema de gás e saneamento.

 

FEDERAIS – I
Lutar pela modernização da Polícia Federal, com direito à estruturação da carreira, bem como por mais investimentos em Tecnologia, e priorizar a saúde mental de quem atua na corporação será algumas das bandeiras da nova gestão do Sindicato dos Policiais Federais em São Paulo (SINPF/SP).

 

FEDERAIS – II
A Diretoria-Executiva e o Conselho Fiscal para 2023/2025 tomam posse hoje, 16, com a recondução de Susanna do Val Moore no comando da entidade. Este será o segundo mandato da agente – a primeira mulher a chegar à Presidência no SINPF/SP. O evento acontece na Superintendência Regional da Polícia Federal, em São Paulo, a partir das 10 horas.

 

MANUTENÇÃO

O vereador Pedro Kawai (PSDB), na indicação 1342/2023, protocolada na Câmara, semana passada, pede manutenção asfáltica na rua Afonso Gentil de Andrade (foto), no bairro Glebas Novo Recanto. “A situação da via é muito ruim e precisa de intervenção do Executivo Municipal. A rua é de terra e está em situação precária, sendo necessária a sua manutenção, pois está tomada de buracos e barro”, destaca Kawai. Problema com asfalto e buraco é complicado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima