O cirurgião-dentista Jaime Aparecido Cury, da Área de Bioquímica, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, recebeu o Título de Dr. Honoris Causa pela Universidade de Múrcia. A distinção foi entregue ao pesquisador na manhã de quinta-feira (9) no Campus de La Merced. Em 75 anos de vida, sendo 52 dedicados à Odontologia, Cury é considerado um dos maiores especialistas em flúor do mundo no campo da Odontologia. O padrinho de Cury e responsável pela indicação é o Dr. Antonio José Ortiz Ruiz, professor do Departamento de Dermatologia, Estomatologia, Radiologia e Medicina Física da Universidade de Múrcia.
Com o tema, “Porque devemos ensinar a nobre arte de pescar?”, o pesquisador discorreu sobre a arte de ensinar e adquirir conhecimento, como retratado por um de seus ex-alunos: “Mestre, não é aquele que nos dá respostas, mas aquele que nos ensina a fazer perguntas e analisar variáveis criticamente…”
O título de Doutorado “Honoris Causa” constitui o mais alto galardão que pode outorgar uma Universidade. É o título mais importante concedido pela Universidade, aprovado em sessão do Conselho Universitário. Pode ser atribuído a personalidade eminente, nacional ou estrangeira, que tenha se destacado singularmente por sua contribuição à cultura, à educação ou à Humanidade.
A Universidade de Múrcia é uma instituição internacional com mais de cem anos, cujas origens remontam ao século XIII. Possui mais de 30.000 estudantes (2.000 deles internacionais), 3.000 pesquisadores e professores e mais de 1.200 funcionários da administração.
Cury é o 65º homenageado com o título pela Universidade de Múrcia. A lista conta com nomes renomados como Joan Miró, Mario Vargas Llosa e Plácido Domingo. A FOP tem se destacado no cenário internacional com o reconhecimento de seus professores pelos serviços prestados à Odontologia. O professor Ricardo Della Coletta, da área de Patologia da FOP, foi outorgado com a honraria em 2022 pela Faculdade de Medicina, da Universidade de Helsinque, na Finlândia.