Semac – Encontro avalia Carnaval de 2023

 Representantes do Coletivo de Carnaval de Cordões, Blocos e Manifestações da Cultura Popular e o secretário municipal de Ação Cultural (Semac), Carlos Beltrame, se reuniram na tarde de quarta-feira, 8, com o objetivo de apresentar avaliação da edição da folia deste ano em Piracicaba. Também participou do encontro Pablo Carajol, que integra o mandato coletivo A Cidade é Sua.  Também participaram da conversa Tony Azevedo, Marcio Sartório, Marcio Biscalchim, Thalita Albuquerque, Felipe Vale e Paulo Ferraz, o Teda.

Neste ano participaram da programação o Bloco da Salomé, o Grupo de Maracatu Baque Caipira, o Bloco Bagaço da Laranja, o Bloco Mete Marcha, o Cordão do Mestre Ambrosio, o Bloco PiraPirou, o Bloco do Amor e o Bloco da Ema. No domingo também foi realizada a tarde de matinê no Engenho Central, organizada pela Prefeitura Municipal.

Na ocasião, foi apresentado um resumo dos pontos positivos verificados na organização do carnaval, bem como levantaram o que pode ser melhorado para o ano que vem. De forma geral, tanto o coletivo como o secretario avaliaram que o Carnaval foi “grande sucesso, de público, de qualidade e do perfil dos blocos e atividades”. Os destaques, apontados por Beltrame, foram “a tranquilidade e a programação dentro dos horários”.

Também foi destacado como avanço o edital de chamamento para as atividades carnavalescas, que possibilitou mais estrutura, atrações e artistas especialmente contratados para as atividades do carnaval, “valorizando a cultura do carnaval e os artistas da cidade”, apontam.

A vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, enalteceu a sensibilidade em torno da homenagem a Roberto Crivellari. “Foi muito significativa e merece destaque. Ele, sem dúvida, foi um batalhador e defendeu o Carnaval por onde passou”, disse a parlamentar.

APRIMORADOS — Dentre os pontos que precisam ser aprimorados, foram apontados maior tempo de organização e lançamento do edital de chamamento para os blocos e agilidade nos processos de contratação das propostas selecionadas. Com relação à estrutura, foram citados aumento do número de barracas, mais opções de alimentação, de tendas e de banheiros químicos, melhoria da iluminação dos espaços onde ocorrem as saídas e chegadas dos blocos, principalmente no Largo dos Pescadores, na Rua do Porto.

O secretário Beltrame disse que não houve tempo hábil para criar o edital com maior antecedência e que os demais pontos também poderão ser superados com maior tempo de organização. Beltrame destacou que a programação da matinê no Engenho Central foi grande sucesso. “Foi possível brincar o Carnaval de maneira tranquila e em segurança. A cidade sentia falta desta festa”, disse.

Outros aspectos positivos, também levantados na reunião, foram as participações da Polícia Militar, Guarda Civil e agentes da Semuttram. Eles lembraram ainda que não foram registradas ocorrências graves no decorrer dos blocos e da programação do Carnaval.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima