Equipes da Vigilância Sanitária Municipal (Visa), vinculada à Secretaria de Saúde, realizaram diligências para averiguar três denúncias anônimas de maus-tratos em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI). Nas ações, foram confirmadas irregularidades e 17 moradores foram devolvidos as suas famílias.
Conforme nota técnica da Visa, duas diligências aconteceram nos dias 7, na rua Zeferino Bacchi, com 14 idosos, e no dia 8, na rua Riachuelo, com três idosos. Com a ação, verificou-se que os responsáveis estavam descumprindo a legislação sanitária, que havia falta de condições de habitabilidade para o abrigamento dos idosos. Assim, foram lavrados auto de infração; auto de interdição do local; termo de intimação para a retirada imediata dos idosos, e boletim de ocorrência. A destinação dos idosos às famílias foi de responsabilidade do proprietário do local arrolado na apuração da infração.
Ainda ontem, 13, foi realizada nova diligência em um terceiro endereço, desta vez em residência na rua Samuel Neves. Os procedimentos técnicos ainda estão em andamento e o boletim de ocorrência não foi lavrado. Após essa etapa, será elaborada nota técnica sobre a situação para providências da Visa.