Caldeirão Político

AFASTAMENTO
Dia 29 de março o vereador Thiago Ribeiro (PSC) vai se afastar por 30 dias, por motivos particulares, e quem vai assumir é o primeiro suplente Antônio Moacyr Francetto Júnior, mais conhecido como Pássaro. O presidente local do PSC é o ex-vereador José Faria e o Capiau entende que esse exercício faz bem à saúde política do Município. Em resumo: treinamento para o futuro.

 

JUROS – I
De acordo com levantamento da Infinity Asset Management, o Brasil tem a segunda maior taxa de juros entre os principais 40 países do mundo. Apenas a Argentina, vizinha sul-americana cuja inflação no ano passado foi de quase 100%, está à frente no ranking, com juros de 75% ao ano. Vizinhos como a Colômbia, com 12,75%, e Chile, com 11,25%, também estão entre os países com as maiores taxas de juros do mundo, mas, ainda sim, abaixo da brasileira, segundo a Agência Brasil.

 

JUROS – II
Aproveitando o tema, este idoso e casado Capiau registra que, esta semana, ao escrever Selic, referindo-se à taxa de juros do Banco Central do Brasil, acabou escrevendo Celic (com “c”). Apesar da falha, um erro de grafia, em nada muda a estupidez em que os brasileiros vivem perante os que vivem de rendimentos e a produção, infelizmente, fica em segundo plano. Que o presidente Lula (PT), conhecedor do tema pobreza e miséria, saiba tomar ações com urgência.

 

DIFICULDADES
Procedimento concebido para preservar empresas, postos de trabalho e interesses de credores, a recuperação judicial ainda enfrenta um obstáculo nos tribunais do país: a baixa quantidade de juízos especializados para lidar com as complexidades específicas do processo. É o que mostra a pesquisa “Especialização e Consensualidade na Recuperação de Empresas”, do Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário da FGV Conhecimento, divulgada em fevereiro.

 

DEFICIÊNCIA
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) vetou o projeto de lei 98/2022, do deputado estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania), que garante às pessoas com deficiência em todo o Estado de São Paulo o atendimento irrestrito e sem discriminação pelos planos de saúde. A proposta do deputado foi aprovada no dia 21 de dezembro de 2022 pela Alesp. Para Zimbaldi, isso é uma falha do chefe do Executivo paulista e o Governo Federal precisa entrar no assunto.

 

FESTA DUPLA
O deputado estadual Helinho Zanatta, que tomará posse dia 15 de março, às 15h, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, tem festa dupla. É que antes, na segunda-feira, 13, ele faz mais um aniversário e recebe os parabéns e abraços dos familiares, amigos e correlegionários. Eleito pelo PSC, Helinho aguarda a composição que será feita pela legenda para definir seu destino partidário, tendo em vista a cláusula de barreiras. Parabéns, saúde e paz.

 

RECEITA – I
A Agência Tatu analisou o balanço aduaneiro de 2022, emitido pela Receita Federal do Brasil (RFB), e constatou, ainda, que cigarro e similares são os itens que tiveram mais retenções, representando 27% (R$0,82 bi) do total de apreensões. Objetos como óculos, vestimentas e eletroeletrônicos também entram nessa lista.

 

RECEITA – II
Isso acontece porque para alguns tipos de itens há um limite de quantidade que pode ser trazido sem a necessidade de declarar, como é o caso do cigarro e de bebidas alcoólicas. A declaração de bens é obrigatória para todos os passageiros que realizam compras no exterior cujo valor ultrapasse a alíquota de mil dólares. É fácil entender porque a família Bolsonaro teve problemas com joias.

 

BRUNO
Este Capiau está realmente cansado e idoso… errou em relação ao presidente do PTB de Piracicaba, citando Bruno Guimarães, que cuidava dos buracos na cidade. E, aliás, os buracos o venceram. Henrique Cesar de Oliveira é o presidente até o dia 31 de março próximo. Desculpas.

 

AMBIENTAL
Informações enviadas no fim da tarde de ontem, 10, dão conta de que a empresa Ambiental “fechou as portas”. O Capiau recebeu print de conversa no ‘Zap Zap’ dizendo que ela “não estaria mais recebendo resíduos”, lembrando que, mesmo em litígio na Justiça, a empresa mantém a execução de contrato assinado com a Prefeitura de Piracicaba para cuidar do lixo. A experiência – na vida e no jornalismo – nos indica que esse assunto vai render e deve seguir até outubro de 2024.

 

EMPLACOU

Crítico da Administração de Luciano Almeida (sem partido), o vereador Thiago Ribeiro (PSC) “emplacou” alguns dos locais onde tem visitado e encontrado demandas da população. Em um deles, como mostra a foto acima, ele lembrou que a Prefeitura tem R$ 480 milhões em caixa e, mesmo assim, não consegue dar conta da situação da pavimentação. Bem-humorado, Ribeiro é do tipo que, mesmo na seriedade, sabe fazer humor sem perder a elegância. “Parece que o Executivo está brincando com a população”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima