Começa neste sábado (11) e vai até 23 de abril o prazo de inscrição para o 2º Concurso de Contos “Maria de Lourdes Teixeira”. Promovido pela Prefeitura de São Pedro, por meio da Coordenadoria de Cultura, o objetivo é destacar as obras e manter viva a memória da escritora são-pedrense que dá nome ao prêmio, personagem de grande destaque no cenário literário e cultural.
O concurso é divido em categorias etárias, de 12 a 14 anos; 15 a 17; e acima de 18 anos, com prêmios que variam de R$ 200 a R$ 500.
A Coordenadoria orienta os candidatos a conferirem o regulamento antes da inscrição pelo link Regulamento 2023.pdf – Google Drive. O tema e o estilo são livres, mas só serão aceitos contos inéditos, não publicados anteriormente em livro, revista, coletânea, jornal ou Internet. É vedada também a inscrição de trabalhos com mais de um autor (co-autoria). Os trabalhos devem ser assinados apenas com o pseudônimo do autor, logo abaixo do título do trabalho. Serão desclassificados os trabalhos assinados com o nome do autor.
O preenchimento do formulário de inscrição e o envio do trabalho devem ser feitos exclusivamente pelo link 2º Concurso de Contos “Maria de Lourdes Teixeira” (google.com). O conto deve ser digitado no formato *.doc, com as formatações pré-determinadas no regulamento.
Maria de Lourdes Teixeira foi uma escritora, jornalista e tradutora, nascida na cidade de São Pedro, aos 25 de março de 1907. Foi a primeira mulher a ser eleita para a Academia Paulista de Letras. Recebeu o Prêmio Jabuti de Literatura na categoria romance nos anos de 1961 e 1970, pelas obras Rua Augusta e Pátio das Donzelas. Era prima em segundo grau do poeta Gustavo Teixeira. Publicou seus primeiros contos na revista Papel e Tinta, em 1920. Contribuiu para os jornais O Estado de São Paulo e Folha da Manhã, onde foi redatora da coluna Movimento Literário.
Mais informações:
2º Concurso de Contos “Maria de Lourdes Teixeira”
Regulamento: Regulamento 2023.pdf – Google Drive
Inscrição: 2º Concurso de Contos “Maria de Lourdes Teixeira” (google.com)
Comissão Organizadora: [email protected]