Bebês – MP acata representação de Bebel sobre deficiências e mortes em hospital

A deputada Professora Bebel diz que o seu mandato popular continuará atento e acompanhará a evolução do inquérito. Crédito: Divulgação

 

Entre os fatos a serem apurados estão o déficit de médicos e outros funcionários, levando à interdição de leitos, surto de diarreia

 

Em atendimento à Representação protocolada pela deputada estadual Professora Bebel (PT) junto ao Ministério Público do Estado de São Paulo – Região de Campinas, o Promotor de Justiça, Daniel Zulian, determinou que citada Representação seja apensada ao Inquérito Civil que apura mortes de bebês e outras ocorrência no Hospital Maternidade de Campinas. Entre os fatos a serem apurados estão o déficit de médicos e outros funcionários, levando à interdição de leitos, surto de diarreia por falta de assepsia correta na unidade, violência contra mulheres e outros.

A Secretaria de Saúde de Campinas investiga a morte de três bebês que estavam internados na UTI neonatal do Hospital Maternidade, uma instituição filantrópica responsável por 40% dos nascimentos do município, com 60% dos atendimentos feitos pelo SUS. A causa das mortes está sendo investigada, mas, segundo nota da secretaria, pode ter relação com um surto de diarreia ocorrido na maternidade entre os dias 6 e 9 de fevereiro, mas que já foi controlado. O estado de São Paulo tem registrado surtos de doenças diarreicas desde o início do ano.

Naquele período, 17 recém-nascidos internados na UCI (Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) foram contaminados, e dez precisaram de ir para a UTI neonatal. Desses, três morreram, oito tiveram alta, e o restante permanecia internado.

Em nota, a deputada Professora Bebel diz: “Nosso mandato popular está atento e acompanhará de perto a evolução do inquérito, bem como as demais providências cabíveis para a preservação da vida e da saúde de gestantes e bebês”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima