Pasca – Gaap promove encontro com famílias interessadas na adoção

O Gaap (Grupo de Apoio à Adoção de Piracicaba) promove, segunda-feira, 6, às 19h30, o 1º Encontro de Pretendentes à Adoção. O evento é aberto a todos os interessados no tema, sem necessidade de inscrição prévia, e será realizado na sede da Pasca Piracicaba (avenida Comendador Luciano Guidotti, 200).

O objetivo do encontro, segundo a psicóloga Jhenifer Eleutério, coordenadora do Gaap, é acolher as famílias interessadas em realizar a adoção de crianças, adolescentes e jovens em Piracicaba, além de apresentar todas as informações sobre o tema. “Nós abordamos todos os aspectos relacionados à adoção, desde os requisitos legais até os de natureza emocionais e afetivos”, explica.

A atividade faz parte do plano de trabalho aprovado junto ao CMCDA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Piracicaba) para desenvolvimento pelo Gaap ao longo deste ano. O projeto prevê a realização de encontros e atendimento de famílias interessadas em adotar e também o acompanhamento das famílias no pós adoção, permitindo a troca de experiências e todo o suporte necessário aos envolvidos.

O primeiro passo para uma adoção bem-sucedida, segundo Jhenifer, é a decisão consciente do desejo e da possibilidade de adotar. “E uma das missões do Gaap é justamente contribuir para que as famílias tomem esta decisão cientes de todas as responsabilidades envolvidas, pois a adoção é um processo legal e irrevogável, que envolve vínculos para a vida toda”, salienta.

Tomada a decisão de adotar, a família precisa se cadastrar na Vara da Infância e da Juventude local e participar de todo o processo de credenciamento e preparação, que envolve a entrega de documentos, entrevistas e curso de formação. E somente após a habilitação poderá integrar o cadastro do Sistema Nacional de Adoção, que se organiza a partir da ordem cronológica de manifestação do interesse.

Para obter mais informações sobre a reunião de pretendentes, ou mesmo saber mais sobre o assunto, os interessados podem fazer contato pelos telefones (19) 3411.2000 e (19) 99341.9385 (Whatsapp) ou pelo e-mail [email protected]. O trabalho do Gaap é financiado com recursos do Fumdeca (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima