Pelo menos 10 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio ao Desemprego Frente de Trabalho, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), iniciaram essa semana os encontros preparatórios para o mercado de trabalho, promovido em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), por meio do Programa Meu Futuro Emprego. Ao todo, serão realizados cinco encontros durante a semana.
No primeiro encontro, ministrado por Sarah Jangrossi, os participantes foram orientados a refletir sobre as habilidades existentes em cada um, principalmente sobre o relacionar-se -, cada vez mais importante para contratação e permanência em uma vaga de emprego.
Camila Campos, 39, bolsista da Frente de Trabalho, contou a sua experiência, iniciando sua fala sobre o quanto mudou no passar dos anos e o quanto esse trabalho a levou para uma nova realidade. “Mudei muito como pessoa e também profissionalmente, onde descobri que o trabalho é praticamente pautado em relacionamentos, porque passamos boa parte do tempo com pessoas diferentes”, contou.
Um vídeo sobre habilidades subsidiou a dinâmica de identificação nas tarefas de uma dona de casa. “Há habilidades em tudo que fazemos. Em algumas ações podemos identificar a liderança, a comunicação, habilidades numéricas e manuais, entre outras, que podem ser realizadas em funções diferenciadas no trabalho”, explicou Sarah.
Além das habilidades, competências de conhecimento, técnicas, ferramentas, flexibilidade também foram pautadas para a elaboração de currículos pessoais. Os encontros contarão, ainda, com diversas dinâmicas para auxiliar na criatividade, estímulo da fala em público e no desenvolvimento do trabalho em equipe e, ao final, articular vagas disponíveis em empresas, conforme perfil dos candidatos.
Para Euclidia Fioravante, secretária da Smads, essa é uma oportunidade de fortalecer a população que conta com a Frente de Trabalho. “Percebemos o quanto aprovaram essa iniciativa e estão trabalhando para conquistar autonomia e novas possibilidades”, destacou.
PROGRAMA – Atualmente, a Frente de Trabalho conta com 97 bolsistas que ocupam vagas de auxiliar de limpeza, ajudante geral, controlador de acesso, apoio administrativo, serviços gerais e arquivista em diversos setores da administração pública.
O programa atende a população em situação de vulnerabilidade social e violação de direitos, acompanhada pelos serviços dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centro Pop, com a oferta de um contrato de até nove meses. O valor do auxílio pela carga horária semanal de 30 horas é de um salário-mínimo e benefícios, como cesta básica e vale- transporte para aqueles que residem a mais de 2 quilômetros de distância do local de trabalho.