Smads – Prefeitura realiza ação social na área da Vitória Pantanal

Luciana Alves, presidente da Associação dos Moradores da Comunidade Vitoria Pantanal

 

Crianças, adolescentes e famílias da área de moradia Vitória Pantanal participaram na sexta-feira, 24, de ação social realizada pela Prefeitura, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Jardim São Paulo e Centro de Convivência Intergeracional (CCInter) Jardim Itapuã, serviços da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads). A ação contou com oficinas de capoeira, hip hop e bate lata, além de pipoca, algodão-doce e pintura facial.

O objetivo foi integrar e convidar as famílias a conhecerem o CCInter do território. O serviço conta com 120 vagas na unidade Itapuã e possui mais sete unidades de atendimento, instaladas nos bairros Algodoal, Bosques do Lenheiro, Jaraguá, Jardim Oriente, Parque Piracicaba, Parque dos Sabiás e Vem Viver. No local, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos participam de oficinas artísticas, culturais, esportivas, lúdicas, entre outras.

Luciana Alves, presidente da Associação dos Moradores da Vitória Pantanal, falou sobre a importância de oferecer aos moradores oportunidades de desenvolvimento e participação social. “Estamos buscando mostrar às nossas crianças e adolescentes que eles podem contar com um espaço gratuito, que oferta atividades e serve como complemento de integração e aprendizado”, disse.

Além de Luciana, Leandra Gomes dos Santos, que também é moradora no local, fez questão de falar sobre a ação. “Vejo como algo muito positivo o fato de os envolvidos do CCInter e Cras virem apresentar o serviço, de forma interativa, e também as crianças poderem participar de algumas atividades previstas no atendimento”.

Ádila Machado Polli, coordenadora do Cras Jd. São Paulo, explicou que a ação foi pensada para reforçar a proteção social às famílias em situação de vulnerabilidade do local. “O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), modalidade CCInter, é um serviço da Proteção Social Básica ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias, e uma importante ferramenta para prevenção de situações de vulnerabilidade e por isso estamos realizando ações sociais como ferramenta de divulgação e orientação sobre os serviços”, enfatizou.

O Centro de Convivência Intergeracional oferece proteção social preventiva de situações de risco e vulnerabilidade, por meio da oferta de oficinas a grupos heterogêneos a partir de interesses e demandas de usuários, propiciando vivências para o alcance da autonomia e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima