Vila Cristina – Vereadores pedem atendimento infantil em prédio da antiga UPA

Prédio deixou de atender a população como UPA em maio de 2020

 

Thiago Ribeiro (PSC) e Acácio Godoy (PP) visitaram o antigo prédio da UPA do Vila Cristina.

 

 

Na manhã de ontem, 23, os vereadores Thiago Ribeiro (PSC) e Acácio Godoy (PP), visitaram o prédio onde até maio de 2020 funcionava a antiga UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Vila Cristina, localizada na rua Wenceslau Braz, 69, nas proximidades da avenida Raposo Tavares.

Os parlamentares estiveram na antiga unidade após receberem denúncias de moradores da região sobre o abandono do prédio, depredações e até mesmo invasões por usuários de drogas. No local foi constatado a precariedade em que o prédio público se encontra, com muita sujeira, infiltrações, rachaduras, vidros quebrados entre outros problemas causados por vândalos.

O prédio deixou de atender a população como Unidade de Pronto Atendimento em maio de 2020, quando a nova unidade foi inaugurada na rua Dona Anésia, no bairro Jaraguá. De lá para cá, o prédio foi utilizado para atendimentos do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps-AD) – que antigamente funcionava no bairro Campestre – e teve reformas no valor de R$ 159.959,98 que foram utilizados para pintura, pequenos reparos e adaptações para funcionar como Caps. Na parte externa, a rampa de acesso a veículos foi demolida e reconstruída. O prédio abrigou ainda a Farmácia Municipal.

Ambos os atendimentos foram encerrados no prédio que agora ficou fechado. O Caps em dezembro de 2022 foi transferido para a avenida Dr. Paulo de Moraes, 1730, em frente à Estação da Paulista e a Farmácia Municipal foi transferida para a avenida Madre Maria Teodoro, 1477 no bairro Jaraguá.

Os parlamentares reivindicam um pedido antigo da população para o prédio. Que ali, passe a funcionar uma Unidade de Pronto Atendimento Infantil, com especialidades pediátricas e atendimentos de urgência e emergência.

A falta de segurança também é notada pelos moradores, que informaram que a Guarda Civil permanece no local apenas no período noturno, mas que durante o dia, usuários de drogas constantemente estão por lá.

Para Thiago Ribeiro, o prédio deve passar por uma boa reforma e ser colocado em uso, uma vez que a população necessita do atendimento na região. “Faz-se necessário uma intervenção do Poder Executivo, para que o prédio não seja ainda mais vandalizado e ainda colocar a unidade em funcionamento, o que irá gerar além do atendimento infantil, mais segurança para os moradores da região”, destacou Ribeiro.

Acácio Godoy enfatizou o pedido antigo da população em relação a uma Unidade de Pronto Atendimento Infantil. “A população cobra há muito tempo uma unidade de atendimento para as crianças. A macrorregião onde o prédio está localizado compreende moradores dos bairros Itapuã, Vila Cristina, Jardim Tatuapé, Matão, Monte Líbano, Jardim Tóquio, Santa Fé, Novo Horizonte, entre outros e tem uma grande demanda infantil. A utilização do prédio como uma unidade de atendimento infantil vai auxiliar no atendimento das demais UPAs da cidade” concluiu Godoy.

Após a visita no prédio os parlamentares dirigiram-se até o Centro Cívico, onde foram recebidos pelo secretário municipal de Saúde, Filemon de Lima Silvano, e apresentaram os problemas encontrados na visita. O titular da pasta informou que providenciará a limpeza do local, bem como a retirada de lixo. Sobre o uso do prédio que se encontra fechado, Silvano informou que novos projetos para o local ainda estão em análise por parte da secretaria e que não descarta a possibilidade de instalar lá uma unidade de pronto atendimento infantil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima