A Hyundai Motor Brasil inaugurou a primeira árvore fotovoltaica em sua fábrica em Piracicaba, em São Paulo. Batizado de NAMU, o equipamento tem por objetivo inovar em tecnologia de energia limpa, gerando fonte elétrica por meio de captação solar. O nome significa “árvore” em coreano, e representa, na cultura do país asiático, a constante busca pelo equilíbrio. O conceito vem em linha com o histórico da Hyundai no Brasil, que é reconhecido pelo trabalho focado na produtividade aliada a otimização dos recursos naturais e redução de impactos ambientais.
A NAMU conta com o sistema operacional “off-grid”, ou seja, a árvore não é conectada em nenhuma rede elétrica, usando apenas a energia produzida por ela mesma, a partir da luz do sol. O equipamento é capaz de gerar até 60 Wp (Watt-Pico), que são armazenados na bateria, podendo produzir sua própria iluminação e carregar até 10 celulares por vez, por exemplo.
A árvore foi 100% desenvolvida no Brasil e suas folhas podem fornecer energia por meio de filmes fotovoltaicos orgânicos OPV (Organic PhothoVoltaics) laminados em vidro. Além disso, o processo de produção do OPV possui baixa emissão de carbono por demandar pequenas quantidades de energia.
“A Hyundai traz em seu histórico uma longa lista de ações focadas no meio ambiente e no consumo responsável dos recursos naturais. Enquanto companhia comprometida a liderar o tema no setor, muito nos orgulha ser a primeira empresa em Piracicaba e região a instalar uma árvore fotovoltaica em sua fábrica. A NAMU, além de colaborar com a otimização do consumo de energia, também convida nossos colaboradores a conhecerem mais sobre as fontes renováveis de energia que cada vez mais farão parte do nosso cotidiano”, afirma Ricardo Martins, vice-presidente administrativo da Hyundai Motor Brasil.