Andrea Ribeiro Gomes
Começando inspirada pelo tema deste artigo, é com muita felicidade que escrevo hoje sobre a Secretaria Municipal de Habitação e Gestão Territorial do nosso amado município de Piracicaba. Para os íntimos, a Semuhget.
A Semuhget nasceu no dia 1 de janeiro de 2023, com oito departamentos que possuem objetivos específicos e complementares. E para quem ainda não conhece nossa estrutura, segue resumo resumidíssimo dos desafios de cada um deles.
Temos dois departamentos que resultam das atividades em andamento da antiga Emdhap:
– Dreg: Departamento de Regularização Fundiária – responsável por todas as ações de regularização de imóveis e loteamentos, sejam estes urbanos ou rurais. É dividido em REURB-E, com foco em empreendimentos, e REURB-S, com foco em áreas de população de baixa renda;
– Daphab: Departamento de Análise e Planejamento Habitacional – responsável pelo atendimento de nossos mutuários, organização da demanda habitacional do município, acompanhamento de projetos e parcerias, Plano Municipal de Habitação e Fundo Municipal de Habitação (Fumhis).
As atividades do antigo Ippalp também continuam a todo vapor, agora estruturadas em 4 departamentos:
– Dprop: Departamento de Gestão de Áreas e Próprios Municipais – responsável pelas análises e informações de imóveis, tanto edilícios quanto territoriais;
– Dgeo: Departamento de Geoprocessamento e Banco de Dados – responsável por todas as informações georreferenciadas do município;
– DPH: Departamento de Patrimônio Histórico – responsável por garantir a preservação, com qualidade, de nosso patrimônio histórico material e imaterial;
– Dplan: Departamento de Planejamento – responsável pelo planejamento territorial por meio de legislações urbanas, a exemplo do Plano Diretor, além de outros programas, planos e projetos estruturantes do território.
Da antiga Secretaria de Obras, estamos recebendo dois setores muito especiais que completam nosso quadro:
– Duos: Departamento de Uso e Ocupação do Solo – responsável pela análise, aprovação e licenças de todas as nossas obras e empresas particulares;
– Dfisc: Departamento de Fiscalização – responsável pela fiscalização das obras particulares em todo o município.
Sendo assim, pelo que você leitor está entendendo até o momento, temos o desafio de regularização, habitação, análise, informação, história, planejamento, aprovação e fiscalização. E estes são verbos e substantivos, sujeitos e predicados que compõem a ação maior de gerenciar um território, o qual, no respeito as suas diferenças, deve atender a todes de forma igualitária, insistentemente prezando pela melhoria contínua da qualidade de vida de seus habitantes.
E nessa insistência amorosa, eu e toda essa equipe espetacular que herdei nessa nova história nos encaixamos. Estamos insistindo na honra de poder trabalhar para você, cidadão piracicabano, porque sonhamos com uma Piracicaba mais planejada, mais humana e mais feliz. Estamos insistindo na gratidão de termos um trabalho que pode, de fato, mudar a vida das pessoas que aqui vivem, ou mesmo passam, porque queremos que a experiência de estar nesta cidade seja única e inesquecível. Estamos insistindo em escolher trabalhar na e pela Semuhget porque acreditamos que nossas tarefas diárias se completam, que juntos somos mais fortes, e que dessa união das nossas diferenças já estão surgindo soluções criativas, inovadoras e afetivas que, com certeza, elevarão os índices de Felicidade Urbana do município. Os desafios são muitos, mas o amor pelo que fazemos é maior e mais forte, e insiste em nos guiar de mãos dadas para uma Piracicaba cada dia melhor. Vamos juntos!
Andrea Ribeiro Gomes, arquiteta e urbanista, secretária da Semuhget (Secretaria Municipal de Habitação e Gestão Territorial)