Cultura – Blocos de rua marcam nova fase do Carnaval piracicabano

Piracicaba voltou a viver a alegria do Carnaval após dois anos sem a festa devido à pandemia do coronavírus. Do dia 4 ao dia 21, oito blocos participaram do Carnaval 2023 – Roberto Crivellari, que teve apoio da Semac (Secretaria da Ação Cultural), além da matinê realizada no domingo, 19, no Parque do Engenho Central. Segundo os organizadores, mais de 18.500 pessoas participaram da folia oficial da cidade. A matinê, realizada em espaço fechado no Engenho, reuniu 4.500 foliões.

A efervescência carnavalesca tomou conta de diversos pontos da cidade em eventos democráticos, gratuitos e que ocorreram de forma tranquila e ordenada, marcando uma nova fase do carnaval piracicabano, que cada vez mais ganha as vias e praças públicas.

A iniciativa de levar blocos para as ruas e preparar uma festa especial às crianças no Engenho foi saudada pelo secretário de Governo e titular da Semac, Carlos Beltrame. “Foram cortejos divertidos e alegres, realizados com muita organização e cooperação entre Prefeitura de Piracicaba e os blocos, que atenderam o acordado em reuniões preliminares. Também agradeço o empenho do suporte dado todos os dias pela Guarda Civil Municipal, pela Polícia Militar e pela Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes). Foram impecáveis”, comemorou.

No domingo, 19, durante a matinê, Beltrame também ressaltou o esforço da Secretaria da Ação Cultural na produção do Carnaval 2023 – Roberto Crivellari. “A equipe da Semac vestiu a camisa e se dedicou 100% para que uns dois maiores eventos da nossa cultura popular se realizasse na cidade, principalmente a nossa matinê, que atingiu seu objetivo, com participação das crianças”.

COLETIVO DOS BLOCOS – O resultado final do Carnaval 2023 – Roberto Crivellari também é comemorado pelo Coletivo de Cordões, Blocos e Manifestações da Cultura Popular. “Foi um sucesso, temos muito a comemorar. Tanto em quantidade de público, mas principalmente pela qualidade das atividades. Há anos nos organizamos de forma independente e pleiteamos uma melhor estrutura e apoio do poder público para oferecer uma programação de qualidade. A parceria com a Secretaria de Ação Cultural e a Prefeitura foi muito importante e garantiu também a segurança nos espaços públicos”, disse um dos representantes da entidade, Pablo Carajol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima