Mais antigo da cidade, com 18 anos, o cortejo comandado pelo artista Tony Azevedo se concentra hoje, 21, a partir das 15 horas
A programação do Carnaval de Rua 2023 de Piracicaba termina hoje, 21, com o já tradicional Bloco da Ema. Sob o comando o artista Tony Azevedo, criador e responsável por conduzir o cortejo por ruas centrais da cidade, a proposta nasceu com o objetivo de divulgar a cultura do Norte e do Nordeste chega aos 18 anos e se mantém além dos quatro dias da Folia de Momo, com atividades constantes em seu espaço cultural, na rua Moraes Barros, 176, onde começa a concentração às 15h, e a partir das 16h, saem para descer até o Largo dos Pescadores.
Toda a programação do Carnaval de Rua 2023 foi concentrada na atuação dos blocos. O Bloco da Salomé abriu a temporada de folia na cidade no último dia 4 de fevereiro; no dia 11, foi a vez do Baque Caipira. Desde sexta-feira, 17, se apresentaram o Bloco do Bagaço; no sábado, 18, foram bois blocos, o Mete Marcha, que se concentrou em frente ao portal do Engenho Central, e mais tarde o também tradicional Córdão do Mestre Ambrósio, que saiu da Praça da Boyes. No domingo, 19, foi a vez do Bloco Pira Pirou e, ontem, 20, a animação foi do Bloco do Amor.
EXPOSIÇÃO – Mas o clima de Carnaval em Piracicaba já foi sendo estimulado desde o último dia 3, quando foi aberta a exposição Bloco da Ema Alegria e Cultura Popular, no Espaço Cultural “Bloco da Ema”, com a finalidade de mostrar a diversidade cultural e as atividades realizadas nesse espaço durante o ano inteiro. A exposição segue até o dia 28 e conta com o acervo de registros fotográficos e imagens cedidas pelos fotógrafos, amadores e profissionais, obras em várias técnicas e estilos, como xilogravuras, máscaras, instalação, objetos, bordados, desenho, pinturas, entre outros, de artistas da cidade e da região, assim como os bonecos gigantes típicos da cidade de Olinda, entre eles, o boneco “Mestre Tony Azevedo”, criador do bloco, a boneca “Mamafrica” na figura de Dona Odete e a boneca “Noiva da Colina” na figura de uma índia, representando a cachoeira Noiva da Colina, da figura marcante e graciosa da ema, que dá nome ao bloco.
HOMENAGEM – O Carnaval de Rua 2023 também é marcado pela homenagem a Roberto Crivellari, um dos principais entusiastas da festa de momo em Piracicaba. No domingo, 19, durante atividade no Teatro “Erotides de Campos”, no Engenho Central, foi entregue uma homenagem em memória à esposa de Roberto, Silvana Crivellari, e à sua filha, Tati Crivellari. A proposta partiu do Coletivo de Carnaval de Piracicaba, que reúne os cordões e blocos da cidade.