Mauricio Picazo Galhardo

SOLAR
A partir de 2023, mais vinte Unidades serão atendidas com a adição de 18 usinas solares. Essa matriz geradora vai representar economia e sustentabilidade econômica e ambiental para a Empresa. A iniciativa é resultado da viabilização de recursos do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para o Programa de Autossuficiência Energética, adotado há três anos. Com a implantação de 18 novas usinas, a Embrapa contará com um total de 29 unidades solares.

 

ALEMANHA
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, esteve em Berlim, para participar do 15º Fórum Global para Alimentação e Agricultura (GFFA), organizado pelo Ministério Federal da Agricultura e Nutrição da Alemanha (BMEL). O ministro esteve no fórum “Como Alemanha e Brasil podem mudar sistemas alimentares?”, na embaixada do Brasil. Também, participou, no Ministério do Exterior, da Conferência de Ministros da Agricultura, considerada pelo governo alemão “a maior reunião mundial de ministros da agricultura”.

 

LIDERANÇA
Até 2030 o Brasil poderá chegar à liderança mundial de exportação de milho e algodão. No momento, o País ocupa o segundo lugar nas vendas dessas commodities para o mercado internacional, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Além disso, o Brasil já domina 54% do mercado mundial de soja, e essa participação deverá aumentar para 65% até 2030. As informações são do Diretor Técnico da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Marcos Fava Neves.

 

PROPOSTAS
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apresentou propostas para a consulta popular do Ministério dos Transportes para o plano dos 100 primeiros dias do Governo Federal para rodovias e ferrovias. A consulta popular abordou diversos eixos temáticos onde as sugestões poderiam ser inseridas por meio de um formulário. A iniciativa visa propor ações para ampliar a competitividade da infraestrutura e da logística de transportes de cargas e pessoas no País.

 

ARROZ
Um dos destaques todo ano da programação da Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas é o encontro da Câmara Setorial do Arroz, do Ministério da Agricultura. Mais uma vez a reunião sai de Brasília (DF) para ser realizada durante o evento, abrindo a programação no dia 14 de fevereiro na Estação Experimental Terras Baixas, da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS), durante esta 33ª edição.

 

AMENDOIM
Produtores de amendoim, técnicos e estudantes da Unoeste, de Presidente Prudente (SP), estiveram reunidos em 20 de janeiro, em Regente Feijó, no Oeste paulista, em um evento dedicado ao amendoim. A região é uma das principais voltadas à cultura no Estado de São Paulo. No II Dia do Amendoim, promovido pelo professor Fábio Rafael Echer e Carlos Felipe dos Santos Cordeiro, da Unoeste, em parceria com a ICL.

 

PROJETO
O Presidente e CEO da DATAGRO, Plínio Mário Nastari, o Diretor de Educação e Eventos da DATAGRO, Luiz Felipe Nastari e o vice-presidente da Sociedade Rural Brasileira Sergio Luis Bortolozzo, foram recebidos pelo secretário da Agricultura, Antonio Junqueira. A reunião teve como objetivo apresentar o evento, ainda sem data marcada, que pretende ser uma experiência de cultura agro.

 

PONTO RURAL
O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antonio Junqueira, visitou o Ponto Rural de São José dos Campos. A estrutura pertence à administração municipal da cidade e presta serviços e auxilia o produtor rural da região. “O Ponto Rural é a modernidade que a agricultura paulista precisa. O produtor chega aqui, tira certidões, por exemplo, e sai com a vida resolvida. É um belo exemplo para a gente conseguir implantar nas outras cidades do Estado”, comentou Antonio Junqueira.

 

APOIO
A Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (FAESP) apoia lei, aprovada e sancionada em dezembro de 2022, que permite às empresas produtoras fiscalizarem a sua produção de alimentos e criação de animais. “Esta Lei é uma grande evolução, já que o setor produtivo tem que ser responsável pela autofiscalização dos seus processos”, afirma o presidente da FAESP, Fábio de Salles Meirelles. Essas atividades até agora eram exercidas exclusivamente por fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). (Com informações de assessorias)

 

Email: [email protected]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima