Caldeirão Político

FALHA
O Capiau cometeu uma falha, ontem, 8, sobre o ex-prefeito Barjas Negri (PSDB), citando-o como também ex-ministro. Foi da Saúde e não da Economia do final do mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). É que este Capiau – idoso e cansado, sim – confia algumas notas a colaboradores inteligentes, mas desapercebidos, e não atentos a alguns detalhes. Faz parte da correria de fechamento de edição. Desculpas.

 

APAGÃO – I
O final do governo do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) está sendo marcado pelo que se acostumou a ser chamado de “apagão”, em que alguns setores da Administração federal simplesmente não conseguem funcionar por falta de recursos. Depois de bloquear temporariamente dinheiro para universidades e institutos, o Ministério da Educação congelou todos os seus pagamentos.

 

APAGÃO – II
Dentre os setores mais afetados está o Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), já que a medida afeta o pagamento de mais de 200 mil bolsistas. Para alunos de mestrado e doutorado, esses recursos são a única fonte de renda. Em protesto pela decisão, a Associação de Pós-Graduandos e Pós-Graduandas da Esalq fechou a entrada do campus da USP, em Piracicaba, no final da tarde de quarta-feira, 7, exigindo o pagamento das bolsas.

 

BORDO
As empresas aéreas que servem o Brasil e também para voos internacionais já estão abrindo vagas para comissários e comissárias de bordo, considerando que pensam num movimento a partir do ano que vem, com a volta do povo aos aeroportos como se fossem rodoviárias. É o que se espera do governo do presidente Lula (PT) e do seu vice Geraldo Alckmin (PSB). É a inclusão do pobre no consumo e, acima de tudo, o exercício para eliminar a fome no País.

 

MINISTROS – I
A previsão da equipe de transição da próxima Presidência da República é que, a partir de hoje, 9, alguns nomes de ministros começarão a ser anunciados pelo presidente eleito Luis Inácio Lula da Silva. A garantia foi dada pela presidente nacional do PT, Gleise Hoffmann. “O presidente deve começar a divulgar (nomes)”, disse, “ele acabou de me chamar para conversar, está querendo pelo menos anunciar alguns nomes de ministros”, completou.

 

MINISTROS – II
A antecipação do anúncio de nomes do novo ministério seria por conta da quantidade de especulações que estão se formando. Desde o início do mês, Lula diz que só divulgaria o ministério depois da diplomação, na segunda-feira, 12. “Mas tem muita especulação, muita coisa. Aquilo que ele já tem certeza, que está certo, ele quer divulgar amanhã (hoje, 9)”, disse Gleisi.

 

MINISTROS – III
Muitos candidatos a primeiro escalão estão sendo ventilados nos últimos dias, mas os mais “definidos” nos bastidores da equipe de transição são os nomes do ex-governador Flávio Dino, eleito senador pelo Maranhão, para o Ministério da Justiça, assim como o do ex-prefeito e candidato derrotado ao Governo de São Paulo, Fernando Haddad, no Ministério da Fazenda, e do ex-ministro do Tribunal de Contas da União, José Múcio Monteiro, no Ministério da Defesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima