Caldeirão Político

DETALHES — I
Nas eleições de 2006, o presidente Lula (PT) foi candidato à reeleição e disputou o segundo turno com o hoje vice-presidente Geraldo Alckmin (então no PSDB, agora no PSB). No último debate, Lula bateu pesado em Alckmin, ao abrir as perguntas, citando o ex-ministro e então prefeito de Piracicaba Barjas Negri (PSDB) sobre a questão das ambulâncias, dos “sanguessugas”. Geraldo deu resposta política, meio que passou batida a resposta.

 

DETALHES — II
Nas eleições de 2022, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB) faz um acordo dos mais históricos que o Brasil conheceu, tornando-se candidato vencedor a vice-presidente de Lula e este, com respeito e humildade, reconhece as qualidades do ex-prefeito de Pindamonhangaba, ex-deputado estadual e federal, ex-vice-governador de Mário Covas (PSDB). Em outras palavras, criaram, ambos, um clima de harmonia.

 

DETALHES — III
Já em Piracicaba, em 2004, dois anos antes desse episódio político marcante para a história brasileira, o então secretário de Habitação do Estado, Barjas Negri — no governo de Geraldo Alckmin — decidiu voltar a Piracicaba efetivamente (pois sempre ocupou cargos fora) e candidatar-se a prefeito, com um por cento nas pesquisas. Seu adversário? O deputado estadual Roberto Morais (CID), completando o sexto mandato na Alesp, e não reeleito.

 

DETALHES — IV
Essa história é conhecida, pois Morais estava com mais de 60% das intenções de votos e era tido como eleito no primeiro turno de 2004. Barjas cresceu nas pesquisas, apoio decisivo do Partido Progressista (PP), e teve a legenda no PSDB. Chamou o médico Sérgio Pacheco (PSDB) para vice e, assim, a chapa pura percorreu a cidade, passando para o segundo turno em uma vitória histórica na época. Depois, Barjas foi reeleito em 2008 com o mesmo vice Pacheco.

 

DETALHES — V
Em 2024, Barjas Negri (PSDB, que deve unir-se com o CID) será candidato a prefeito e, aliás, já está com a campanha na rua, indo para todos cantos e atuando como oposição direta ao prefeito Luciano Almeida (sem partido), que o tirou da reeleição para um quarto mandato em 2020. Vem a pergunta deste Capiau, chato, idoso e cansado: Roberto Morais (CID) seria o candidato a vice de Barjas? Sobre isso, o próprio Barjas diz: “Ouçam o meu silêncio”.

 

BRITO
Sexta (2), o empresário Edvaldo Brito deixou o Avante, partido pelo qual disputou vaga na Câmara Federal, obtendo oito mil votos. Decidiu que abandonará a política, mas não deixará de lutar pelas melhorias da cidade. No meio político, enquanto alguns dizem que “vai tarde”, como ferrenha oposição a Brito, outros afirmam que “é uma perda para a boa política”. O vereador Gustavo Pompeo assume a presidência da legenda na cidade.

 

PRECONCEITO
O Partido Liberal (PL) está organizando o escritório do seu presidente de honra, Jair Messias Bolsonaro, que, a partir de janeiro, terá uma sala especial mantida pela legenda. Por isso, passa por algumas reformas, pintura, etc, e é certo que um balcão vermelho está sendo retirado. Isso é, em síntese, horror ao vermelho, cor predominante do PT (Partido dos Trabalhadores). Isso tem graça? Não. É pura manifestação de preconceito, que não ajuda.

 

CENTRÃO
É admirável como Lula (PT) sabe trabalhar com a política e com os políticos! Soube manifestar apoio a Arthur Lira (Alagoas) para a presidência da Câmara Federal e já tem, entre os apoiadores, o grupo Centrão, o mesmo que derrubou a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), num ato lamentável de impedimento por nada. Só que, agora, na volta (ela disse, “voltaremos”), a presidente por quase seis anos deverá ser embaixadora do Brasil em Portugal.

 

ROTAS
Hoje (6), às 8h30, será lançado oficialmente em Piracicaba o programa Rotas Rurais, oferecido pela SAA (Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo), que visa ajudar os moradores da zona rural a localizar suas propriedades no mapa por meio do Endereço Rural Digital, que funciona como um CEP rural personalizado. A equipe da secretaria estadual fará uma apresentação do funcionamento do programa e auxiliará os cidadãos a se cadastrarem e localizarem sua propriedade por meio do aplicativo do programa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima