Caldeirão Político

KAWAI – I
A coluna já informou que o vereador Pedro Kawai (PSDB) deixou a coordenação regional dos tucanos e agora traz palavras de agradecimento do parlamentar. “A vida é feita de ciclos. O mais importante é você se integrar de corpo e alma naquilo que faz. Às vezes ele não é suficiente para atender todas as demandas, mas quando você dá o seu melhor você pode dormir tranquilo”, disse durante a reunião ordinária da Câmara, na segunda (21).

 

KAWAI – II
Kawai destacou que desde 18 de agosto de 2019 estava à frente da coordenação regional, que reúne 13 cidades. “Foi um trabalho de você apoiar as 12 cidades, pois aqui em Piracicaba, o diretório anda bem sozinho, e trabalhar a minha reeleição e trabalhar e ajudar os 12 diretórios a organizar as suas eleições”, disse ao enumerar que, em 2020, foram eleitos seis prefeitos e quatro vices. “Tudo tem início, meio e fim”, destacou.

 

‘INADMISSÍVEL’
O vereador Zezinho Pereira (União Brasil) classificou como “inadmissível” a falta de água em bairros como Nova Suíça, Jardim Nova Suíça, São Jorge e Parque Piracicaba, conhecido como Balbo. Ele voltou a tratar do assunto na reunião ordinária de segunda-feira, 21. “Sei que o senhor pegou o Semae sucateado, com falta de funcionários, mas não podemos largar esse povo sem água”, disse, ao direcionar o recado ao presidente Maurício Oliveira.

 

BARREIRA
Podemos e PSC (Partido Social Cristão) unem-se e o quadro partidário para 2024 melhora para os que disputarão as eleições municipais. Ou seja, serão 24 candidatos a vereador a menos, um a menos para prefeito e vice ao mesmo tempo. É a cláusula de barreira que segura os nanicos e, com isso, a tendência é diminuir um pouco o número de legendas no Brasil.

 

PODEMOS
Com a junção, o Podemos passa a ter a oitava maior bancada na Câmara Federal, com 18 deputados. Para 2023, a bancada no Senado será de sete parlamentares. Serão 48 deputados estaduais, 198 prefeitos e 3.045 vereadores em todo o País. Registre-se que o deputado estadual eleito Helinho Zantta é do PSC e, assim, vai para o Podemos.

 

DISPUTA
Vale perguntar se, em 2024, com essa junção o Podemos em Piracicaba terá certa disputa para a Prefeitura? O vereador Paulo Campos (Podemos) foi candidato a deputado federal, teve uma boa votação local, e certamente poderá tentar a cadeira do Edifício do Centro Cívico. Aguardar é o caminho.

 

FARIA
O presidente local do PSC, ex-vereador Joel Faria, informa que terá uma reunião esta semana em São Paulo com o presidente estadual, deputado federal Gilberto Nascimento, para saber como ficarão os diretórios estaduais e municipais. A política, como a vida, é mutável a todo instante.

 

CONTAS
Até a segunda (21), o TRE-SP recebeu 3145 prestações de contas relativas à campanha eleitoral de 2022. Dessas, 3120 são de candidaturas, o que representa cerca de 85% dos 3666 pedidos de registro apresentados à Justiça Eleitoral. As outras 25 são de direções partidárias estaduais, de um total de 32.

 

PRAZO
No último sábado (19), encerrou-se o prazo para entrega de prestações de contas eleitorais para candidaturas e partidos que concorreram no segundo turno das Eleições 2022. Candidatas, candidatos e agremiações que disputaram apenas o primeiro turno tiveram até 1º de novembro para enviar as contas à Justiça Eleitoral.

 

OBRIGAÇÃO
Todos os candidatos têm obrigação de prestar contas mesmo que não tenham feito campanha. Em caso de desistência da candidatura, substituição ou rejeição do pedido de registro pela Justiça Eleitoral, devem apresentar as contas relativas ao período em que participaram do processo eleitoral. Se as contas de campanha não forem apresentadas no prazo, candidatas e candidatos ficam impedidos de obter a certidão de quitação eleitoral e partidos têm suspenso o recebimento de cotas do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha até a regularização da pendência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima