Caldeirão Político

PRESIDÊNCIA – I
Agora, a disputa política está na Presidência das Câmaras Municipais, das Assembleias Legislativa, Câmara Distrital (Brasília), Câmara Federal e Senado da República. Em Piracicaba, há um nome novo no páreo, antigo edil, conhecido na área política: vereador André Bandeira (PSDB).

 

PRESIDÊNCIA – II
Acácio Godoy (PP) é o vereador que vem se apresentando como candidato e vem se fortalecendo há alguns meses. Mas a lista pode engrossar porque o Partido Liberal (PL), do presidente Jair Bolsonaro, não vai deixar de apresentar nome de vereador para presidir a Casa. Ou vai apoiar Godoy?

 

PRESIDÊNCIA – III
A vereadora Rai de Almeida (PT) pode ser uma opção de esquerda para a Presidência da Câmara de Piracicaba, especialmente porque nunca o lado feminino se destacou no topo da Casa ao longo da história. Há as vereadoras Ana Pavão (PL), Alessandra Bellucci Republicanos) e Silvia Morales (PV, do Mandato Coletivo). As senhoras, se quiserem, já saem com quatro votos, a “bancada feminina”. É possível?

 

CAIXA
A Caixa credita neste sábado (19) a parcela de novembro dos benefícios Caminhoneiro e Taxista para cerca de 686 mil profissionais. O crédito será realizado em conta poupança social digital aberta automaticamente em nome do beneficiário, com movimentação pelo aplicativo Caixa Tem ou em qualquer agência da Caixa. Estão felizes os senhores motoristas. É Emenda Constitucional 123, de julho passado.

 

CRESCIMENTO – I
O PSB (Partido Socialista Brasileiro) em Piracicaba pode crescer muito, e muito. Se a legenda estiver com a disposição de ampliar, de pulverizar a participação dos cidadãos eleitores – e o Capiau entende que o presidente Mário Neto pensa assim -, seus filiados serão inúmeros, mais de mil. Porque há corrente do PSB local que tem, no ex-governador Mário França, líder dedicado e exemplo de político, assim como há corrente que acompanha o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, que segue a mesma linha.

 

CRESCIMENTO – II
E todos sabem que a liderança política de Geraldo Alckmin (PSB), que governou São Paulo por 14 anos, e foi vice-governador de Mário Covas durante seis anos, está cada vez mais em destaque porque o próprio presidente Lula (PT) dedicou-se, com Alckmin, a costura para essa ampla aliança que foi vitoriosa na última eleição. E, entre tantos outros, o ex-secretário da Educação Gabriel Chalita (MDB) destacou-se para o entendimento.

 

CRESCIMENTO – III
Quando o então candidato a vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) veio a Piracicaba, depois das manifestações com vários partidos liderados pela deputada estadual Professora Bebel (PT), o ex-governador foi até uma outra padaria e se encontrou com o ex-prefeito Barjas Negri (PSDB). Só saiu uma foto de ambos nesta coluna. E faltou a pergunta: seria um plano de tirar a letra “D” da legenda de Barjas Negri?

 

EMOCIONADO – I
Não teve quem também não ficou emocionado com o discurso do vereador Josef Borges (Solidariedade), na quinta (17), ao relatar as dificuldades que passou por ter sido um atleta de alta performance. Ele não segurou as lágrimas e deixou este Capiau, idoso e cansado, também emocionado, porque é nítida a sinceridade da emoção, de quem foi abnegado no esporte.

 

EMOCIONADO – II
A emoção foi impulsionada pela aprovação do programa Bolsa Atleta em Piracicaba, o projeto de lei 161/2022, aprovado em primeira discussão na mesma noite. Na defesa da proposta, o secretário municipal Hermes Balbino, de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, detalhou os benefícios para o esporte municipal, e foi elogiado pela forma como dialogou sobre o texto.

 

EMOCIONADO – III
Foi um diálogo bem amplo, elogiado, sobretudo, pela oposição na Câmara. A vereadora Rai de Almeida (PT) lembrou que todos os apontamentos feitos por ela, através da Comissão de Educação, foram absorvidos no texto, melhorando ainda mais a qualidade do benefício. A postura de Balbino também enaltecida pelo vereador Pedro Kawai (PSDB), outro membro destacado da oposição.

 

OPOSIÇÃO?!
A vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo “A Cidade É Sua”, também destacou a importância do projeto e disse que “não existe oposição quando a proposta é boa”. Logo na sequência, embora em tom de brincadeira, o vereador Gustavo Pompeo (Avante) – da base sólida do prefeito – lembrou a parlamentar que ela não é oposição. “A presidente do seu partido (Nancy Thame) é secretária de Agricultura”, disse, com um sorriso amarelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima