Meio Ambiente leva grupo ao Jardim Botânico de São Paulo

Professores da rede pública e munícipes de São Pedro participaram do passeio

No último dia 8, um grupo de 48 pessoas, entre professores da rede pública e munícipes de São Pedro, visitou o Jardim Botânico de São Paulo e o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade de São Paulo (CienTec). O passeio foi realizado pela Coordenadoria de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação.

De acordo com Mariana Siciliano, organizadora da excursão e responsável pela Divisão de Educação Ambiental da Coordenadoria de Meio Ambiente, a programação foi marcada pela riqueza de conteúdo na área ambiental. “Foi um passeio maravilhoso. Fomos ao Museu Botânico, que conta toda história da Mata Atlântica, do Cerrado e das espécies. Fizemos uma trilha na nascente que desagua no Rio Ipiranga”, explicou, sobre a visita guiada pela Coordenadoria.

Na CienTec, os visitante foram recebidos por profissionais da USP. “Nossa primeira atração foi uma visita ao planetário e foi incrível porque nosso facilitador foi um astrônomo”, disse, ao ressaltar que por meio de um programa específico todos conseguiram ver o céu e suas constelações em tempo real. “Estão abertas novas possibilidades de fazermos novos passeios. São oportunidades que não podemos perder”.

Curiosidade –Atualmente, o Jardim Botânico faz parte do Instituto de Botânica de São Paulo e geograficamente está inserido no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, conhecido como Parque do Estado. Sua área de 360 mil m² de mata atlântica abriga 380 espécies de árvores, utilizadas para fins de pesquisa e conservação. Além da vegetação, é possível observar alguns animais, como, por exemplo, o tucano de bico verde, a preguiça, bugios e roedores, que vivem livremente no jardim.

Entre as principais atrações do local, destacam-se a Alameda Fernando Costa, onde é possível observar a mata natural, bem como as águas cristalinas do córrego Pirarungáu; o Córrego Pirarungáua, canalizado por várias décadas e afluente do histórico Riacho do Ipiranga; o Museu Botânico Dr. João Barbosa Rodrigues, inaugurado em 1942; as Escadarias/Jardim de Lineu, construída em 1928; as Estufas, construídas em estruturas de ferro inglês e marco inicial do Jardim Botânico de São Paulo; o Lago das Ninféias, que abriga grande quantidade de plantas aquáticas das quais se destacam as ninféias nas cores amarela, roxa e rosa; o Jardim dos Sentidos, com coleção de plantas aromáticas; e a Trilha da Nascente, que por meio de uma trilha suspensa de 360 metros leva o visitante até umas nascentes do Riacho do Ipiranga.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima