Mauricio Picazo Galhardo

DESPERDÍCIO
Desde 2019, é celebrado em 29 de setembro o Dia Internacional de Conscientização sobre a Perda e o Desperdício de Alimentos, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). Como forma de o Brasil contribuir para o desafio global de redução de perdas e desperdício em 50% até 2030, o Governo Federal criou um Grupo de Trabalho (GT), por meio da Comissão para o Desenvolvimento Sustentável do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (CDSA/Mapa), com o objetivo de reavaliar cenários e propor estratégias no âmbito das políticas públicas coordenadas pela pasta.

 

ESPANHA
Comitiva do Ministério da Agricultura, reuniu-se, na Espanha, com representantes de ecossistemas de inovação, de clusters tecnológicos, da Câmara do Comércio Brasil Espanha e do Ministério da Agricultura Pesca e Alimentação espanhol. O objetivo foi buscar uma aproximação entre os dois países em temas de inovação e sustentabilidade da agropecuária brasileira com instituições públicas e privadas.

 

AMENDOIM
Em reunião com equipes técnicas do Mapa nesta semana, a Administração-Geral de Aduanas da China (GACC) confirmou a conclusão de todas as etapas técnicas necessárias para as exportações brasileiras de amendoim. A GACC concedeu autorização para 47 empresas brasileiras do setor de amendoim. A abertura para a exportação está valendo desde ontem (22 de setembro). As empresas foram habilitadas pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa.

 

TRIGO
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcos Montes, participou da cerimônia de encerramento do 29º Congresso Internacional da Indústria do Trigo, em Foz do Iguaçu (PR). O evento é uma realização da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (ABITRIGO) e tem como objetivo contribuir para o fortalecimento e crescimento de toda a cadeia que envolve o cereal no Brasil e em outros países. No evento, o ministro destacou a alta da produção de trigo no país, graças ao investimento em pesquisa e inovação, em especial a atuação da Embrapa.

 

ALGODÃO
Apesar das mudanças climáticas que atingem as regiões produtoras de algodão do Brasil prejudicando a safra, a colheita prevista pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) será maior que a do ano passado e deve aumentar 27% na safra futura de 2022/2023. A estimativa para 2022 era que esse número ficasse ainda maior. A projeção no início do ano era de 2,8 milhões de toneladas para a safra 2021/22.

 

ÍNDIA
O diretor executivo da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), Eduardo Leão, recebeu delegação chefiada pelo vice-ministro de Petróleo e Gás Natural do Governo da Índia, Pankaj Jain, no escritório da Unica em Brasília. A delegação, que contou com a participação do embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy, era formada por mais 14 indianos dos setores público e privado da indústria de petróleo.

 

FRUTAS
O Cerrado do Brasil Central pode se transformar, nos próximos anos, no mais novo polo de frutas do Brasil. Essa transformação tem sido trabalhada no âmbito da Rota da Fruticultura RIDE-DF. Ações relacionadas ao cultivo do açaí e do mirtilo já começaram a ser realizadas. A ideia é que a região da RIDE-DF se torne referência nacional no plantio comercial (não extrativista) do açaí, típico da região Amazônica.

 

FLÓRIDA
A citricultura da Flórida, bastante fragilizada pelos impactos do greening, está sendo ameaçada pela passagem do furacão “Ian” pelo estado norte-americano. Segundo o National Hurricane Center, o fenômeno atingiu o solo da Flórida, quarta-feira, 28, sendo, naquele momento, classificado como categoria quatro, mas, agora, já diminuiu a intensidade, e passou a ser considerado como tempestade tropical. Ainda assim, essa tempestade deve ser uma das mais fortes a atingir o estado, informou o Cepea.

 

MERCOSUL
O Grupo Mercado Comum (GMC), órgão executivo do MERCOSUL, realizou a 124ª Reunião Ordinária em Montevidéu nos dias 27 e 28 de setembro, onde foram discutidos diversos temas. Sob a Presidência Pro Tempore no Uruguai do Bloco, participaram da reunião as delegações da Argentina, Brasil e Paraguai. Presidido por Cecilia Todesca Bocco, Michel Arslanian Neto, Enrique Franco e Enrique Delgado Genta, respectivamente. (Com informações de assessorias)

 

Email: [email protected]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima