A UBS São Dimas recebeu decoração especial e várias mensagens em cartazes para transmitir mensagens de acolhimento, afeto e disposição para a escuta. A atividade, alusiva ao Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio, foi realizada no prédio onde atualmente acontece o atendimento da unidade que está em reforma, na rua José Esteves, 36.
A enfermeira Sheila Daroz conta que o objetivo foi mesmo mostrar que as pessoas podem contar com a unidade, especialmente com os agentes comunitários de saúde. Eles fizeram uma pequena apresentação com cartazes e mensagens para mostrar que estavam a disposição dos frequentadores da unidade.
“O Setembro Amarelo é um mês de alerta para todos nós. O alerta é para que cada um de nós possa escutar mais as pessoas” destacava o primeiro dos cartazes exibidos na apresentação. Outras mensagens vieram a seguir, como “Respire fundo, solte o ar lentamente e siga em frente” ou “Não desista. Geralmente é a última chave do chaveiro que abre a porta”.
Mensagens sobre o suicídio também foram apresentadas. ”Não é drama, não é para chamar atenção, não é frescura e muito menos falta de Deus”, assim como orientações: “Não tenha medo de procurar ajuda profissional” e dicas: “Uma conversa, um abraço ou um simples ‘estou aqui’ pode salvar muitas vidas”; “Busque informações, procure ajuda, fale abertamente sobre suas emoções”.
As frases com mensagens de esperança também foram mostradas pelos agentes: “Para tudo se tem uma solução, tudo passa. Acredite! Converse com alguém” e “Não enfrente a tempestade só, estou aqui para conversar com você” e “Insista, persista e nunca desista”.
Após a apresentação das frases, a agente Débora Araújo recomendou a todos: “Espalhe amor porque de dor e sofrimento o mundo está cheio” e em seguido avisou: “Estamos aqui para abraçar todos vocês, trazer, paz, alegria e saúde mental. Sintam-se á vontade, estamos sempre à disposição”. A atividade foi encerrada com uma roda formada pelos agentes para simbolizar um abraço em todos os pacientes da unidade.