São Pedro sedia abertura do Laboratório de Criação de Cinema do Interior Brasileiro

Roteirista Fabiano Liporoni e o proprietário do Cine Teatro São Pedro, Messias Teles

Cineastas, fotógrafos, roteiristas, diretores de arte, produtores, músicos e agentes culturais vão se reunir em São Pedro, no dia 24 de setembro, para abertura da segunda edição do Laboratório de Criação de Cinema do Interior Brasileiro (Larb 2022). Com inscrições abertas até o dia 23 de setembro pelo site https://sites.google.com/view/larbinterior2, a programação realizada pelo ICine (Fórum de Cinema do Interior Paulista) conta com apoio da Coordenadoria de Cultura para divulgação do evento.

Com a expectativa de reunir cerca de 50 profissionais para os debates da abertura, os organizadores explicam que o principal objetivo do evento é desenvolver projetos de roteiro consistentes para participação em editais de fomento à produção audiovisual, como o ProAC (Programa de Apoio Cultural do Estado de São Paulo), a Lei Paulo Gustavo e a lei Aldir Blanc 2.

“Não há nenhum filtro pré-estabelecido para as seleções dos participantes, ético, técnico ou estético. Estamos trabalhando a muitas mãos, para que, a partir dos materiais enviados e pra além da capilaridade geográfica do estado de São Paulo, haja uma compreensão maior das demandas dos inscritos e suas reais necessidades”, disse Jef Telles, coordenador do Larb2.

Temas importantes, como a Medida Provisória 135/2022, que retira a obrigatoriedade do cumprimento da Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura, proposta pelo poder executivo e aprovada pela Câmara e Senado, e o fim da Condecine, imposto no projeto de Lei de Orçamentária Anual de 2023, também serão discutidos entre os participantes.

“O ICine avalia a realidade, realiza o diagnóstico e resolve dar uma resposta positiva aos momentos de incerteza com a Chamada de Projetos do Larb 2. O laboratório é estruturado em duas frentes, o desenvolvimento de projetos de curta-metragem de qualquer gênero cinematográfico e a capacitação e tratamento para roteiros já desenvolvidos, tanto em curta quanto em longa metragens, também de qualquer gênero”.

De acordo representante do ICine em São Pedro, Fabiano Liporoni, a importância de um eventoacontecer na cidade é enorme, pois coloca a estância na rota da produção de audiovisual. “O Larb2 vai trazer profissionais de cinema do estado inteiro para conhecer São Pedro. E o melhor, as pessoas da cidade que se interessarem por cinema, produção, direção, roteiro, poderão participar do evento e das mesas e rodas de conversa”, disse o diretor e roteirista.

Vale ressaltar que o Larb 2 é uma criação do ICine, com a participação da APAN (Associação dos Produtores do Audiovisual Negro), da Cooperativa Audiovisual do Velho Oeste, do Kino Olho e da Mostra Curta Audiovisual de Campinas. No final do encontro os roteiristas recebem certificado digital de participação e formação no Laboratório.

SERVIÇO: A abertura da segunda edição do Laboratório de Criação de Cinema do Interior Brasileiro (Larb 2022) acontece no dia 24 de setembro, no Cine Teatro São Pedro (Rua João Teixeira da Frota, 1184, Santa Cruz). Das 12h30 às 18h, serão exibidos nove curtas-metragens e debates entre os participantes. Mais informações pelo site https://sites.google.com/view/larbinterior2

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima