Circuito Sesc de Artes reúne moradores e turistas na praça

Apresentações gratuitas aconteceram na Praça Gustavo Teixeira no último dia 26 – foto: Daniella Oliveira

Com apresentações de teatro, oficinas, artes visuais e tecnológicas, circo, ações literárias, música e muita dança, moradores e turistas que passaram pela Praça Gustavo Teixeira no último dia 26 ficaram encantados com a programação do Circuito Sesc de Artes. Promovido pelo Sesc São Paulo em parceria com prefeituras e sindicatos do comércio, serviços e turismo, as atividades atraíram dezenas de crianças, jovens e adultos.

“Estamos incrivelmente encantados com tudo isso. Viemos passear em São Pedro e acabamos descobrindo que teria essa programação super bacana e ainda gratuita”, disse a professora Nancy Ribeiro, que estava com o marido, sogra e dois filhos. “As crianças amaram essa parte da dança e coreografias”, ressaltou.

Com o objetivo de fomentar, fortalecer e ampliar o espaço de diálogo e convivência, o respeito e a transformação social, a edição 2022 do Circuito Sesc de Artes aconteceu em 118 municípios da Grande São Paulo, interior e litoral paulista. Em São Pedro, por meio do Sesc Piracicaba, a programação envolveu diversos profissionais em várias atrações artísticas.

Depois de assistir a peça Contos Fantásticos, da Cia de Inventores, Pedro Paulo Carvalho, de 13 anos, puxou a mãe Márcia Carvalho para dançar por mais de uma hora com o grupo Jamzz, com a Cristian Duarte em Companhia. “Eu acho muito importante ter esse tipo de evento na cidade. As crianças ficam muito tempo em casa, no celular ou na televisão. Trazer essa cultura, essa interação entre os artistas e o público é muito importante para as crianças”, disse Márcia.

A atração que mais chamou atenção da estudante Juliana Ricardi foi o espetáculo Azar do Valdemar, da Cia dos Inventivos, que envolve uma trupe de artistas mambembes que narra o desaparecimento de Valdemar e conta com ajuda do público para recriar sua trajetória. “Gosto de teatro e conheço alguns trabalhos de João Ubaldo Ribeiro, que inspira essa peça. É muito bacana ter esse tipo de evento aqui na praça, sem ter que pagar ingresso”, declarou.

Para o coordenador de Cultura, Ivan Teixeira, que também acompanhou as apresentações, as atividades propiciadas em espaços de convívio comum estimulam o uso de locais como a praça e fortalecem as relações sociais. “A arte e a cultura têm esse poder integrador. Fomentar estas ações é importante, principalmente em espaços públicos e com acesso para todos”, disse.

Fotos: Daniella Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima