Passeio ciclístico reúne 400 participantes

Organizado pela Prefeitura, evento celebrou a Semana Municipal de Ciclismo. Foto: Matheus Gasparim

Domingo, por volta das 7h, temperatura na casa dos 9 graus, um vento gelado e o sol com aquela “preguiça” de aparecer. Para muitos, cenário ideal para ficar embaixo das cobertas, mas não foi esta a opção de aproximadamente 400 ciclistas e outro grupo significativo de pessoas que trabalhou na organização e estrutura do passeio ciclístico #vemprasaopedro, organizado pela Prefeitura para celebrar a Semana Municipal de Ciclismo.

A saída aconteceu no largo da Igreja Santo Antonio, no alto da serra. O percurso, de aproximadamente 38 km, evidenciou as belezas da serra do Itaqueri. Para recepcionar os ciclistas antes da saída, um café da manhã caprichado e música.

O grupo de ciclistas participantes foi bem eclético: experientes  e novatos, participantes de grupos de pedal, “solos” e muitos em família, como Raquel Romonsini, o marido Rogério e o filho Benício, que acabou de completar 2 anos. “Eu e meu marido nos conhecemos no pedal, então já está no sangue”, disse Raquel, que veio de Salto para participar do passeio, sobre a paixão do filho pela bicicleta. Ele não percorreu todo o percurso, mas antes da saída explorou todo o trecho em sua bicicleta sem rodinhas.

Isaac, também de 2 anos, provavelmente foi o participante mais fotografado ou filmado do passeio.  “Muitas pessoas pediram para fazer foto dele”, conta a mãe, Norma Torres, que pedalou todo o percurso com o filho na cadeira apropriada para o transporte de crianças. Moradora de São Pedro há pouco tempo, Norma disse que sempre pedala e tem o hábito de levar o filho, mas este tipo de passeio, em trilhas, foi o primeiro dos dois juntos. “Foi incrível e encantador”, definiu. Depois de enfrentar algumas seqüelas da Covid, o passeio ganhou um sentido especial.  “Retomei as atividades com acompanhamento médico e foi muito importante voltar a pedalar”, disse Norma, que revelou também que conheceu muitas pessoas no trajeto. “Já entrei para um grupo de pedal e vai dar para fazer outros passeios”, comemorou.

De Marília, Flávio Nóbrega participou do passeio com um desafio a mais: a sua bicicleta é fixa, o que significa que tem apenas uma marcha e não tem roda livre. Em uma bicicleta convencional, se você deixar de pedalar, a roda continua girando, mas em uma fixa isso não acontece.  Se estiver pedalando e parar, a bicicleta freia, o que transforma os pedais em um sistema de freios.

“Fiquei sabendo do passeio pelas redes sociais e decidi encarar este desafio. Com a bicicleta fixa, você não pode parar de pedalar”, disse Flávio, que ao final do percurso aprovou o resultado. “Foi muito legal, adorei”, disse.

Em um levantamento informal, os organizadores do passeio que teve o percurso inteiro sinalizado identificaram ciclistas entre 5 e 71 anos que percorreram o trecho de asfalto e terra.

Quem também aprovou o passeio foi José Carlos do Prado Oliveira, o Zé, do grupo Pedal Turma do Zé. Parceiro na organização, ele reuniu mais de 17 grupos de pedal de Charqueada, Águas de São Pedro, Santa Maria, Torrinha, Piracicaba, Botucatu, Rio Claro, São Paulo, Itu e Brotas, para participar do evento. “Foi nota 1.000. Este tipo de atividade não pode parar e a presença de vários grupos mostra isso”.

Grupos ou ciclistas de Campinas, Hortolândia e Ipeúna também participaram. Na chegada, todos receberam uma medalha de participação.

Karina Riggo da Silva, da Loja CVC de São Pedro, uma das patrocinadoras dos vários prêmios sorteados entre os participantes, aprovou a iniciativa. “Esse foco no turismo da cidade foi ótimo. Aprovei como patrocinadora e como uma pessoa que adora pedalar. Foi bacana também contar com toda esta estrutura”, disse.

BELEZAS NATURAIS –  O caráter turístico do evento foi destacado também pelo prefeito Thiago Silva, que acompanhou a saída do passeio. “Este tipo de programação evidencia as belezas naturais de São Pedro e seus atrativos turísticos, além de incentivar a prática da atividade física e a convivência entre diferentes perfis de ciclistas”,disse.

Secretário de Governo e coordenador de Esportes, Claudinei Arruda agradeceu todos os que contribuíram para a estrutura do evento. “O apoio da Guarda Civil Municipal, das Secretarias de Saúde, Educação, Obras,Coordenadorias de Esportes e Lazer e de Trânsito foi fundamental para o sucesso do passeio, que já começa a ser pensado para o próximo ano”, afirmou.

PASSEIO SOLIDÁRIO – Outro diferencial da atividade foi o caráter solidário. Os ciclistas doaram leite longa vida,o encaminhado para o Fundo Social de Solidariedade e na chegada foi comercializado almoço, também com parte da renda revertida para as ações do Fundo.

APROVAÇÃO DO PÚBLICO – Em uma avaliação respondida pelos participantes, os ciclistas apontaram como ponto positivo do passeio principalmente a organização, item que recebeu avaliação positiva de 99,5% dos que responderam.

FOTOS – Confira as fotos do passeio em https://drive.google.com/drive/folders/1TO0MEHSBhFENN5rSQuV3i6UCHMdX17QS?usp=sharing

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima