Nutricionista da Saúde fala sobre a importância da amamentação

Amanda Alves Scagnolato é nutricionista e consultora de amamentação – foto: Daniella Oliveira

Conhecido como Agosto Dourado, o mês de agosto remete a um dos temas mais importantes para saúde do ser humano: a amamentação. Além de distribuição de cartazes e informativos, a Secretaria de Saúde de São Pedro irá promover bate papos em todas as unidades de saúde com a nutricionista e consultora de amamentação, Amanda Alves Scagnolato.

Enquanto as mães estiveram na sala de espera aguardando pela consulta, Amanda pretende reforçar a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida da criança e sua continuidade até os dois ou mais. “É um tema de suma importância na vida dos seres humanos e que deve ser lembrado e incentivado o ano todo”, declarou a nutricionista.

Ela explica que o leite materno é o melhor e mais completo alimento para o bebê, pois possui todos os nutrientes essenciais e na quantidade adequada para o seu desenvolvimento. “Por ser produzido naturalmente pelo corpo da mulher, é capaz de transmitir anticorpos que protegem os bebês contra infecções respiratórias, diarréia, desidratação, diminui os riscos de alergias como APLV, dermatite atópica e entre outras”.

Amanda explica que o leite da mãe pode influenciar positivamente na fase de introdução alimentar, já que os sabores dos alimentos ingeridos pela mãe passam para o leite. “Além de todos esses benefícios, a amamentação é uma forma especial de comunicação, afeto e confiança entre mãe e bebê”.

Apesar de poder ser um grande desafio na vida da mulher, a nutricionista disse que os bebês nascem com o reflexo de sucção, mas a extração do leite na mama deve ser aprendido em conjunto. Para isso, uma boa pega e uma postura adequada são essenciais para que a amamentação ocorra com sucesso.

“Algumas dificuldades podem ocorrer ao longo desse processo, dificultando a amamentação e gerando insegurança, ansiedade e frustração às novas mamães, como fissura mamilar, ingurgitamento mamário, mastite, candidíase mamária, ducto obstruído”, disse, ao ressaltar a importância do acolhimento das mães nessa fase tão importante. “O ato de amamentar não deve ser doloroso e sim prazeroso”.

Programação – As atividades sobre Aleitamento Materno acontecem na UBS Alpes das Águas no dia 16, às 8h; na UBS São Francisco no dia 17, às 11h; na UBS Bela São Pedro no dia 17, às 7h; na UBS Dorothea no dia 18, às 13h; na UBS Primavera no dia 23, às 13h30; na UBS São Dimas nos dias 19 e 26, às 7h; e na Umis nos dias 24 e 31, às 8h. No dia 27 de agosto, na Praça Santa Cruz, está previsto uma manhã com palestra, distribuição de informativos e serviços como aferição de pressão e teste de glicemia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima