Tudo numa mesma hora    

Aldo Nunes

 

No meu artigo da semana passada ressaltei no seu final: “Que os anjos nos amparem neste final de semana”. Aqui para nós as comemorações carnavalescas não aconteceram nas ruas, mas o município lotou seus hotéis e pontos turísticos, assim como também aconteceu em Águas de São Pedro. Eles protegeram esses dois municípios como entes especiais que se preocupam com todos. A minha maior preocupação era mais para com o cenário internacional, especialmente com a Rússia, que na minha intuição já estava pronta para iniciar uma guerra, onde seu mandatário Putin, não deixaria de aproveitar da pandemia mundial da covid/19, para a qual o mundo todo estava mais ainda preocupado, com o aparecimento da sua cepa ‘Omicron’ que se alastrava em velocidade espantosa, repentinamente, em quase todo o mundo.

Conhecendo da fragilidade dos seus antigos vizinhos da então URSS – União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, não perdeu a oportunidade de invadir a Ucrânia, na tentativa de engrossar novamente seu poderio territorial e bélico para dominar o mundo. Infelizmente, esse mandatário, dá início a uma guerra, não necessária e sem motivos justificáveis. Além da pandemia Covid/19, da cepa Omicron, das catástrofes climáticas, agora também uma guerra que pode ser mundial e atômica. ‘Tudo numa mesma hora’. Quem mais sofrerá com tudo isso acontecendo numa mesma hora? Não resta a menor dúvida de que serão primeiramente as populações menos preparadas, menos poderosas financeiramente, menos tecnicamente aparelhadas. Esse mandatário Putin não é um telepata – não vê e não sente nada além do seu umbigo – é um bruto que não tem qualquer lapidação; um déspota que se veste na pele do carneiro para poder passar pelo rebanho. Ele está muito longe, ainda, de pertencer a uma humanidade que possa fazer parte de qualquer organismo telepático.

Esqueceu-se de que o regente do universo, segue o tempo da natureza e não o tempo do relógio, da máquina, dos mísseis que ultrapassam a velocidade do som e até a da luz. Estamos transpassando de uma era para outra – da era de peixes para a era de aquário. Peixes é um signo sensível e os sob ele nascidos são extremamente sensíveis aos pensamentos dos outros e absorvem inconscientemente as ideias e a perspectivas mental das pessoas que o cercam. Já Aquário é um signo da fraternidade, cujo símbolo do aquário derrama força vital e energia espiritual sobre a humanidade.

Somos: o resultado do nosso passado; das nossas modificações promovidas pelo nosso viver; do nosso caráter; do nosso modo de ser e pensar; do que decidimos fazer; do que acontece e do que fazemos acontecer. Por isso decidas: não se deixe envolver pela desesperança, abrace o caminho do amor pois ele é o caminho do bem que a todos contempla. Veja como lá na Ucrânia o seu povo está sendo subjugado pelo exército russo e o presidente ucraniano Zelenski juntando-se a seu povo, deu mostra de que vai à luta pedindo convocação dos homens ucranianos e dos que estão do lado do bem que lhes ajude a cessar essa guerra e se retirem do país. Os países vizinhos abrem suas portas para facilitar a migração de idosos, mulheres e crianças numa real demonstração de fraternidade, que nos dá uma comoção tamanha que lacrimejam nossos olhos. Como pode alguém (presidente Putin) ser um ser tão insensível, frio, desumano? O que o povo ucraniano fez para ele? Teremos sim que vencer, a menos que não tenhamos anjos suficientes para dar uma mão. Até mesmo a China, amiga da Rússia, indicou nesse 1º de março, insatisfação com o comportamento da Rússia.

Aqui em nossa região, no presente momento volto a insistir em nos apegarmos aos cuidados com o nosso solo, especialmente na parte serrana, na proteção da nossa água potável, na arborização da nossa serra e suas bases, na instalação de medidores dos níveis pluviométricos, direção e velocidade dos ventos, assoreamento dos nossos rios, riachos e córregos, especialmente os que atravessam a parte central dos municípios, para que não sejamos pegos de surpresas pelos desarranjos do clima. Vamos trabalhar para que o turismo seja um orgulho para nossos municípios cuja beleza natural é a sua conservação.

Ainda vamos ter surpresas com as “aguas de março” e isso, talvez na semana entrante ainda. O calor elevado nos traz ventos quentes. O difícil é que não possuímos elementos para determina se de norte, sul, leste ou oeste. Tudo depende da temperatura reinante no Oceano Atlântico, nossa maior costa marítima e em especial dos efeitos dos seus ventos serem carregados de nuvens pesadas de alta altitude que podem alcançar o nosso município, passando por cima da nossa capital paulista. Março é final das chuvas do verão onde normalmente elas vêm acompanhadas de trovões, raios e ventos fortes, podendo até cair pedras de gelo.

___

Aldo Nunes, contabilista, advogado e Agente Fiscal de rendas aposentado. E-mail: [email protected]                                                                                                                                                                                                                             

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima